Tráfico de droga: Catorze angolanos estão presos na Etiópia

Data:

Um total de catorze angolanos encontram-se presos na Etiópia, por suposto envolvimento no tráfico internacional de drogas, revelou à Angop, esta segunda-feira, em Adis Abeba, o embaixador de Angola, Francisco da Cruz.

Segundo o embaixador Francisco da Cruz, os cidadãos angolanos foram presos no Aeroporto Internacional de Adis Abeba, por estarem envolvidos no tráfico internacional de drogas. 

São angolanos, na sua maioria provenientes do Brasil, que utilizaram o Aeroporto Internacional de Bole, carregando suposta droga, com o objectivo de fazer chegar o produto à capital do país, Luanda. 

“É uma situação preocupante e, neste momento, temos 14 cidadãos angolanos nesta condição, sendo sete homens e igual número de mulheres”, precisou. 

O diplomata indicou que este número tende a aumentar, notando que, recentemente, uma cidadã angolana foi condenada na Etiópia por tráfico de drogas com pena de 12 anos, uma situação que disse requer uma certa atenção da parte das autoridades angolanas. 

“Enquanto embaixada, a nossa responsabilidade é prestar todo o apoio consular necessário e, dentro do possível, ver com as autoridades etíopes a melhor forma de lidar com este assunto”, enfatizou. 

O embaixador Francisco da Cruz falou da necessidade de uma cooperação ao nível dos dois Estados no tratamento desta questão, quer do ponto de vista preventivo, quer daqueles que já estão a contas com a justiça, “talvez pensar numa possível extradição de alguns deles para o cumprimento das suas penas em território nacional”. 

Angola não tem acordo de extradição de reclusos com a República Federal Democrática da Etiópia, o que tem complicado a situação dos angolanos detidos nesse país. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...