Trafigura e parceiro acordam transportar minerais pelo Corredor do Lobito

Data:

A Trafigura e Kamoa-Kakula assinaram, esta quarta-feira, na África do Sul, um acordo para transportar minerais por um período mínimo de seis anos através da LAR – Atlantic Lobito Corridor, a empresa que gere a operação do Corredor do Lobito.

De acordo com uma nota enviada à Redacção, os termos deste acordo, cujas cláusulas são confidenciais, foram assinados durante a Mining Indaba, na Cidade do Cabo, África do Sul, e marcam os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com o Corredor do Lobito, uma nova rota comercial de importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola.

Prevê-se que o Corredor do Lobito atinja uma capacidade de exportação anual de um milhão de toneladas por ano antes do final desta década. A alocação de capacidade de exportação da Trafigura através da LAR será de até 450.000 toneladas por ano a partir de 2025.

Além disso, ao complexo de cobre Kamoa-Kakula, uma joint venture entre a Ivanhoe Mines e a Zijin Mining, foi atribuída uma capacidade mínima de 120.000 toneladas e até 240.000 toneladas por ano de produtos de cobre, blister,ânodo ou concentrado, a partir de 2025, com um compromisso inicial de 10.000 toneladas a serem transportadas em 2024, à medida que o Corredor do Lobito vá incrementando a sua operacionalidade.

Em 2022, o consórcio Lobito Atlantic Railway, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve a concessão por 30 anos para a operação, gestão e manutenção do Corredor do Lobito e do terminal mineraleiro do porto do Lobito.

A linha, quando completamente modernizada, proporcionará uma rota mais eficiente e com menor emissão de teor de carbono para o mercado de cobre, cobalto e outros metais cruciais para a transição energética e vai operar de forma comercialmente aberta com todo o mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...