O Standard Bank de Angola é desde 30 de Setembro a sétima empresa cotada na BODIVA. A OPV rendeu ao Estado 208,5 mil milhões de kwanzas brutos e entregou ao grupo sul-africano três quartos do banco. A tranche do público, procurada quase quatro vezes, saiu ao preço máximo e valorizou 56% nas duas primeiras sessões.
O Standard Bank de Angola (SBA) passou a ter acções negociadas em bolsa na quarta-feira, 30 de Setembro. O toque de sino na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em Luanda, contou com Sim Tshabalala, CEO do Standard Bank Group, que se deslocou a Angola para a ocasião.
A cerimónia fecha um processo aberto em 2020, quando o Estado apreendeu os 49% que o empresário Carlos São Vicente detinha no banco. Desses 49%, o IGAPE vendeu agora 34% através de uma Oferta Pública de Venda (OPV). Os restantes 15% seguem para o Fundo Soberano de Angola (FSDEA), ao abrigo do Despacho Presidencial n.º 317/25.
O comunicado do banco fala de um “novo capítulo”. Os números mostram quem o escreve: o Standard Bank Group sobe de 51% para cerca de 75% do capital, e o público em geral, que inclui particulares e institucionais, fica com 10%.
Procura quase dupla, tranche pública quase quádrupla
A OPV de 4,76 milhões de acções gerou 208,5 mil milhões Kz, cerca de 224 milhões de dólares. A procura global chegou a 181,96% da oferta, segundo os resultados divulgados pela BODIVA na sessão especial de 28 de Setembro.
| Indicador | Valor |
|---|---|
| Acções vendidas pelo Estado (IGAPE) | 4.760.000 (34% do capital) |
| Tranche do Standard Bank Group (SBGL) | 3.360.000 acções a 41.220,24 Kz = 138,5 mil milhões Kz |
| Tranche do público | 1.400.000 acções a 50.000 Kz = 70 mil milhões Kz |
| Procura global / procura na tranche pública | 181,96% / 378,66% |
| Valor total das ordens | 403,4 mil milhões Kz |
| Ordens recebidas / contempladas | 8.683 / 8.183 |
| Novos accionistas | 6.215 |
O interesse na tranche pública foi o dado mais forte da operação. Os investidores pediram cerca de 5,3 milhões de acções para 1,4 milhões disponíveis: no agregado, foi atribuída pouco mais de um quarto da quantidade pedida. A repartição por investidor dependeu dos patamares de rateio definidos no prospecto.
A procura levou o preço da tranche pública ao tecto do intervalo, 50.000 Kz. Das 8.683 ordens recebidas, 500 não foram contempladas; a BODIVA não divulgou o motivo.
Dois preços para a mesma acção
O Standard Bank Group pagou 41.220,24 Kz por acção. O público pagou 50.000 Kz. A diferença é de 8.779,76 Kz por título: o público pagou mais 21,3% do que o accionista de controlo.
O preço do grupo não resultou do mercado. Segundo o prospecto, foi fixado por uma avaliação independente, com fluxos de caixa descontados e múltiplos, num método previamente acordado com o próprio SBGL. O preço do público, esse, foi determinado pela procura, e a procura levou-o ao máximo permitido.
A conta tem um custo para o Estado. Se os 3,36 milhões de acções do grupo tivessem sido vendidos aos 50.000 Kz pagos pelo público, o encaixe seria de 168 mil milhões Kz. O Estado recebeu 138,5 mil milhões: menos 29,5 mil milhões Kz.
Há argumentos do outro lado. O grupo exerceu um direito de preferência, comprou um bloco que lhe dá o controlo e garantiu a colocação de 70% da oferta. Sem ele, os 24% teriam de ser absorvidos por um mercado cuja tranche pública valeu 70 mil milhões Kz. Ainda assim, o resultado deixa uma questão em aberto: se o preço justo era 41.220 Kz, por que razão o mercado pagou de bom grado o tecto do intervalo?
A bolsa tornou a diferença mais visível. Ao fecho de 1 de Outubro, a 78.125 Kz, o bloco de 24% comprado pelo grupo valia 262,5 mil milhões Kz, mais 124 mil milhões do que custou: uma valorização de 89,5% no papel, contra 56,3% para quem comprou na tranche pública. À mesma cotação, os 34% que o Estado vendeu por 208,5 mil milhões valiam 371,9 mil milhões. A ressalva acompanha toda a análise: são preços formados com muito poucas acções em circulação.
Quanto vale o banco
Ao preço do público, os 14 milhões de acções do SBA valem 700 mil milhões Kz. Ao preço pago pelo grupo, 577,1 mil milhões. Com um lucro de 149,5 mil milhões Kz em 2025, o banco foi avaliado a 4,7 vezes os resultados no retalho e a 3,9 vezes no bloco do SBGL.
Ao fecho de 1 de Outubro, segundo o boletim da BODIVA, a capitalização bolsista do SBA era de 1,09 biliões Kz, cerca de 7,3 vezes o lucro de 2025. É a quarta maior cotada, atrás do BAI (1,84 biliões Kz), da Unitel (1,55 biliões) e do BFA (1,49 biliões).
A remuneração accionista é um dos argumentos do título. O SBA não tem política formal de dividendos. O administrador Eduardo Clemente disse à imprensa, a 14 de Setembro, que a prática dos últimos três anos tem sido distribuir 65% do lucro.
Se essa prática se mantivesse sobre um lucro igual ao de 2025, o dividendo bruto rondaria 6.940 Kz por acção, cerca de 13,9% do preço pago pelo público, ou 8,9% à cotação de fecho de 1 de Outubro. É um cálculo da OUTSIDE, não uma promessa do banco. O próprio Clemente sublinhou que a decisão é anual e que crescer o crédito consome capital.
Há outro efeito do novo mapa accionista. Com 75% do capital, o Standard Bank Group recebe três quartos de qualquer dividendo. Soma-se à comissão de franchising que o banco paga ao grupo, 14,9 mil milhões Kz em 2025, mais 93% em dois anos, como a OUTSIDE detalhou a partir do prospecto.
O teste que começa agora
O sucesso da colocação não garante o sucesso em bolsa. Dos 14 milhões de acções admitidas, só 1,4 milhões estão dispersas pelo público. Os outros 90% pertencem ao grupo e ao Estado, por via do FSDEA. O prospecto não prevê contratos de liquidez nem de formador de mercado. A Unitel, pelo contrário, tem o BFA Capital Markets nessa função, segundo o boletim da BODIVA.
A Unitel é o aviso mais recente. Estreou-se a 29 de Julho, depois de uma OPV de 15% do capital, e passou a negociar abaixo do preço de oferta. Na semana anterior ao arranque da OPV do SBA, a bolsa perdeu 112,2 mil milhões Kz em capitalização, com a Unitel a cair 19%, segundo o Expansão.
O mercado onde o SBA entra também está mais fraco. O lucro conjunto das seis cotadas — BAI, BFA, BCGA, ENSA, BODIVA e Unitel — caiu 14% no primeiro semestre, para 335,9 mil milhões Kz, segundo cálculos do mesmo jornal.
A estreia, por enquanto, contraria o aviso. O SBA abriu a 30 de Setembro aos 50.000 Kz do preço de oferta e fechou a 62.500 Kz, mais 25%. No dia seguinte, abriu a 75.000 Kz e fechou no máximo da sessão, 78.125 Kz, nova subida de 25%, segundo o boletim oficial da BODIVA. Em duas sessões, o título valorizou 56,3%.
As duas subidas, iguais e ambas a fechar no máximo, são compatíveis com um limite diário de variação. Se for esse o caso, o preço subiu tanto quanto as regras permitiam, não tanto quanto a procura pedia. Na manhã da estreia, segundo O Telegrama, o livro de ordens chegou a ter apenas compradores.
O volume continua curto. A 1 de Outubro, o SBA fez 161 negócios e trocaram de mãos 8.672 acções, 0,6% do capital disperso. Esse volume valeu cerca de 670 milhões Kz, perto de 72% de tudo o que se negociou no mercado de acções nesse dia, segundo cálculos da OUTSIDE. Um preço formado com tão pouca oferta mede o apetite, não ainda a profundidade do mercado.
A presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Cristina Lourenço, vê na entrada do SBA um reforço do compromisso com “um mercado de capitais cada vez mais dinâmico e profundo”. O fundo dessa frase mede-se nas próximas semanas, no volume diário de um título com pouca oferta em circulação.
“Fazemos aquilo que dizemos”
Em Luanda, Sim Tshabalala ligou a operação ao Capital Markets Day de Março, em que o grupo prometeu continuar a investir em mercados africanos de crescimento elevado. “Fazemos aquilo que dizemos que vamos fazer”, afirmou.
A frase tem história. Em 2021, Sola David-Borha, então responsável pelas operações do grupo em África, admitiu interesse em reforçar a posição em Angola, meses depois da apreensão das acções de São Vicente. Em 2024, o próprio Tshabalala disse à Reuters que o grupo queria aumentar a participação em Angola e na Nigéria. Cinco anos depois, e ao preço descrito acima, o objectivo está cumprido.
O comunicado diz que o grupo está em Angola “há mais de uma década”. São, na verdade, 16 anos: o banco abriu em 2010. Tem hoje 16 agências, 215 ATM e presença em sete províncias, e soma 69 prémios, segundo a nota institucional.
O presidente da Comissão Executiva, Luís Teles, promete que o banco, como sociedade cotada, reforça “a responsabilidade perante os accionistas e o mercado”. Os 6.215 novos accionistas vão poder medir essa responsabilidade em três pontos concretos: a liquidez do título, a decisão sobre dividendos e a qualidade da informação que o banco passa a divulgar. São eles, e não o sino, que dirão se este foi o novo capítulo anunciado.





