Nigerianos pretendem construir parque agro-industrial no Cuanza Norte

Data:

Um grupo de empresários nigerianos do sector agro-industria trabalhou, este sábado, no município de Cambambe (Cuanza-Norte), para identificar oportunidades de negócios, com a finalidade de investimer na província.

Os empresários, afectos ao Conselho Empresarial Angola/Nigéria, deslocaram-se àquela localidade para se inteirarem das potencialidades agro-industriais e hídricas da região.
A presidente do Conselho Empresarial Angola/Nigéria, Fifi Ejindu, que encabeçou a comitiva, disse que este órgão tem disponível mais de 500 milhões de dólares, e manifestou a pretensão de os empresários nigerianos investirem na construção de um parque agro-industrial e na produção de hidrogénio verde naquele município.


O investimento no parque agro-industrial contempla a construção de um complexo com área de produção, processamento e empacotamento de vários produtos alimentares.
Além da criação de empregos, o projecto destina-se, ainda, a resolver as necessidades alimentares não só de Angola, mas também, a nível africano e mundial.
Em declarações à imprensa, Fifi Ejindu destacou a abundância de recursos hídricos, energéticos e terra que o município possui, três recursos indispensáveis para a produção do hidrogénio verde.
Esclareceu que, com o projecto, pretende-se fazer de Angola o primeiro país produtor de hidrogénio verde em África e poderá produzir vários subprodutos para a exportação, com destaque para os fertilizantes.


A A presidente do Conselho Empresarial Angola/Nigéria anunciou a visita ao Cuanza-Norte, na próxima quarta-feira, de mais uma delegação de empresários ligados aos referidos projectos, para um levantamento pormenorizado das condições existentes para a sua implementação.
A comitiva manteve um encontro com o governador da província, João Diogo Gaspar, que manifestou a disponibilidade de o governo local apoiar a implementação do projecto no Cuanza-Norte.
O governante afirmou que além de Cambambe os outros nove municípios da província também possuem grandes potencialidades.
Por seu turno, a presidente da Associação dos Empresários do Cuanza-Norte, Nádia Laranjeira, afirmou que a classe local acolhe com “muita expectativa” essas manifestações de interesse, pois, uma vez concretizadosmos tais investimentos, abrem-se um conjunto de oportunidades de parcerias com os empresários locais.
Sublinhou que os investimentos na província aumentam o nível de empregabilidade e de crescimento das empresas, frisando que o Cuanza-Norte precisa de mais empresas grandes, já que, maioritariamente, é constituída por micro e médias empresas.
Além de empresários, assistiu à recepção da comitiva nigeriana o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.


Durante a sua estada na província, os empresários nigerianos visitaram o aproveitamento hidroeléctrico de Cambambe, onde se inteiraram das suas capacidades

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Partilhe com amigos:

Notícias no E-Mail

spot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Nacionalistas russos pressionam Putin a intensificar guerra e abandonar diálogo com Washington

Ataques ucranianos em profundidade no território russo alimentam críticas...

TikTok e YouTube eliminam milhões de contas de menores após nova legislação

Plataformas removeram cerca de 4,7 milhões de contas de...

Microsoft abandona funcionalidade de pesquisa com inteligência artificial no Edge

Empresa cancelou ferramenta que pretendia transformar a navegação Web...

Fórum Global de Turismo: um marco para Angola e o papel estratégico do BAI

Por: Daniel Sapateiro, Economista A realização do Fórum Global de...