Protestos contra inflação na Nigeria pode custar à economia mais de USD 320 milhões por dia

Data:

Dias depois de centenas de milhares de pessoas terem saído às ruas em toda Nigéria em protestos contra a inflação e outras dificuldades económicas… os empresários fazem o balanço.

A Anistia Internacional afirma que mais de 20 pessoas foram mortas nas manifestações, que diminuíram após a repressão dos serviços de segurança.

A situação fez com que muitas pessoas tivessem medo de viajar, diz o transportador interestadual Thankgod Iwunze, que também é presidente de uma associação sindical de motoristas.

“As pessoas estão com medo porque não sabem o que encontrarão na estrada. Então o negócio está em retrocesso porque as pessoas não viajaram porque querem saber o resultado do protesto.”

Os protestos foram em grande parte pacíficos no centro comercial de Lagos. Mas muitas lojas fecharam as portas e os clientes ficaram em casa por precaução, disseram os comerciantes.

Um ministro do governo nigeriano disse que a agitação estava a custar à economia mais de USD 320 milhões por dia.

Para o vendedor de roupas Michael Nwankwo, o fechamento foi devastador. “Na quinta-feira, nenhum de nós abriu, eu não abri pessoalmente. Então foi uma perda enorme que eu não sei recuperá-la, quando você considera a situação econômica em que estamos na Nigéria, não é brincadeira de criança, é um problema sério.”

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, defendeu suas reformas econômicas como necessárias para reverter anos de má gestão econômica. Tinubu pediu diálogo e suspensão dos protestos… mas alguns que marcharam na sexta-feira em memória daqueles que morreram durante confrontos com a polícia dizem que ele tem mais a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...