O Banco Sol anunciou a celebração de um acordo de financiamento com a Etu Energias, maior operadora privada nacional do sector petrolífero. O acordo, firmado ontem, visa proporcionar ferramentas de gestão eficiente e apoio financeiro às iniciativas de investimento da petrolífera no segmento de Upstream, distribuição e energias renováveis.
A conclusão deste acordo representa um passo significativo no fortalecimento da parceria entre as duas instituições, contribuindo para o desenvolvimento económico de um sector crucial para Angola.
Além disso, este negócio marca a entrada daquele banco no financiamento directo ao sector petrolífero, com um foco particular no apoio a operadores privados nacionais no segmento de Oil & Gas.
Osvaldo Lemos Macaia, Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, destacou a importância desta transacção: “A conclusão desta transacção demonstra a resiliência das duas Instituições e representa um grande passo na estratégia do Banco que visa construir um portfólio rentável e diversificado, olhando assim para segmentos de mercado que garantem segurança e rentabilidade”.
Macaia também expressou seu agradecimento à “Etu Energias, aos seus parceiros, ao Governo de Angola, em particular à ANPG e ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás”.
Já Edson dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Etu Energias, comentou sobre a importância estratégica desta colaboração: “Foi uma opção estratégica da Etu Energias trazer a banca local para a sua viagem de desenvolvimento, em especial considerando as especificidades do sector de Oil & Gas em Angola. Tal como é do conhecimento público, a empresa mudou a sua visão e está agora focada em tornar-se uma Empresa de Energia Integrada de excelência – Símbolo de uma Angola global.”
Segundo as partes, este acordo reflecte a ambição das duas instituições em impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do sector energético em Angola, ao mesmo tempo que reforça a posição do Banco Sol como um parceiro financeiro chave para iniciativas estratégicas no País.