Angola/Portugal: Fórum económico vai fomentar o comércio

Data:

A Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Ministério da Indústria e Comércio realizam, quarta-feira, em Luanda, o Fórum Económico Angola-Portugal.

O evento, que será realizado no âmbito da visita do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, ao país, tem como objectivo fomentar as relações comerciais entre os dois Estados.

Segundo uma nota do Ministério da Indústria e Comércio, o Fórum, que se prevê realizar na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo,  visa ainda identificar as novas oportunidades de negócios e de investimento, bem como estimular a participação de novos operadores económicos no esforço de diversificação económica do país.

O documento sustenta ainda que as duas instituições públicas prevêem organizar um programa económico destinado às empresas e entidades portuguesas com presença ou interesses em Portugal.

 
Aposta na agroindústria

A temática sectorial em foco será a agroindústria e nas vertentes das cadeias logísticas, certificação e aposta na formação, bem como nos instrumentos financeiros disponíveis de apoio ao investidor em Angola, em linha com as prioridades económicas da visita do Primeiro-Ministro de Portugal a Angola.

No certame pretende-se estabelecer contactos com representantes institucionais e empresariais de ambos os países e ficar a conhecer os programas  de privatização em Angola e as oportunidades que os sectores e mercados têm para oferecer para o empresariado estrangeiro.

Em Maio, a AICEP e a AIPEX assinaram uma Declaração de Parceria para troca de boas práticas, em especial no âmbito das missões empresariais.

A cerimónia de assinatura contou com a intervenção do presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, e do presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo das Chagas Rangel, que assinalaram o forte compromisso na cooperação entre as duas instituições.

Angola exportou para Portugal no passado mês de Abril produtos como café, chá, malte e especiarias no valor de 40,7 milhões de euros, e importou no valor de 12,5 milhões, resultando numa balança comercial positiva de 28,2 milhões de euros, segundo a estatística do comércio entre os dois países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...