No último sábado, 10 de Maio, o Magistério da Centralidade da Marconi acolheu a abertura do Festival de Ténis de Mesa, uma iniciativa da Fundação BAI (FBAI), em parceria com a Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM), que visa promover a inclusão social através do desporto.
Mais de 600 alunos de 10 instituições da capital vão receber treinamento gratuito em ténis de mesa, no âmbito deste projecto que une os pilares da Educação e do Desporto da Fundação BAI. O festival passará por 5 escolas beneficiadas com as Bibliotecas do Kandengue e 5 centros de acolhimento apoiados pela Fundação, proporcionando oportunidades educativas e desportivas a crianças e jovens em contextos vulneráveis.
O acto de lançamento contou com a presença do Presidente da FATM, Manuel Morais, do Director do Gabinete de Projectos da Fundação BAI, Carlos Vaguy, e do Director do Magistério anfitrião, Rui Domingos. “Este é um projecto enquadrado no pilar do Desporto da Fundação BAI que visa a massificação, desenvolvimento e expansão da modalidade. Tendo a FBAI convidado a FATM para ser o seu parceiro na implementação do projecto e assim transformar o desporto numa ferramenta poderosa de transformação social”, afirmou Carlos Vaguy.
Durante o evento, os alunos agradeceram a iniciativa e prometeram dedicação tanto aos estudos quanto ao desporto, com o desejo de que, num futuro próximo, surjam campeões entre os participantes. O Festival é também uma celebração da importância do desporto como espaço de inclusão, disciplina e crescimento para as novas gerações.
