A proposta de parceria foi anunciada na 1ª Conferência Internacional sobre Inovação e Perspectiva do Ensino a Distância em Angola, realizada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola (FCH-UCAN) na quarta-feira, 30 de abril, em Luanda.
Durante o evento, André Mpumba Pedro, Director do Instituto de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), desafiou a Universidade Católica de Angola a desenvolver uma plataforma de ensino a distância autóctone, com a garantia de alojamento gratuito no data center do Governo, sob gestão do INFOSI.
“Aconselhamos a construção do Observatório do Ensino a Distância em Angola, uma plataforma que poderá servir para mensurar a qualidade e a quantidade das pessoas formadas, e, fundamentalmente, acompanhar os beneficiários desses serviços”, afirmou André Pedro.
Segundo o também Engenheiro de Telecomunicações, a iniciativa integra-se na estratégia de modernização digital do país e será viabilizada pelas melhorias significativas nas infraestruturas de conectividade observadas nos últimos anos.
Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre prazos ou os trâmites da parceria da instalação do primeiro Observatório do Ensino a Distância em Angola, fica registado para André Pedro que esse apoio simboliza “um passo importante rumo à implementação do ensino a distância em Angola”.
