A Fazenda Filomena, na localidade do Panguila, província do Bengo, vai produzir, a partir de Novembro, 30 mil frangos por semana, com o propósito de aumentar a oferta do produto no mercado nacional.
Em declarações ao Jornal de Angola, ontem, o administrador da Fazenda Filomena, Sidney Ferreira, garantiu estarem reunidas as condições técnicas e logísticas, para iniciar a produção dE carne de frango em grande escala.
“Temos todas as condições criadas para começarmos com o processo. Finalizamos hoje (ontem) os testes e não verificamos nenhuma anomalia nas máquinas. Estamos prontos para aumentarmos a oferta no mercado nacional, assim como reduzir a importação da produção”, assegurou.
No final do próximo ano, a Fazenda Filomena pretende aumentar a produção de frangos para 60 mil, com o arranque da segunda fase do projecto.
“Estamos a trabalhar já neste sentido. Pensamos atingir esta cifra no final de 2025. A meta é duplicar a produção de frangos com o início da segunda fase, perfazendo 60 mil por semana”, referindo, no entanto, que a produção de frangos em grande escala visa responder às necessidades das famílias angolanas, apesar de o número de produção ser ainda bastante exíguo.
Em relação à produção de ovos, a Fazenda Filomena produz diariamente um milhão e 100 mil ovos, contribuindo para a dieta alimentar das famílias do Bengo e de outros pontos do país.
“O nosso produto chega aos seis municípios da província, bem como de outras partes de Angola. Somos muito solicitados e conseguimos satisfazer o pedido dos nossos clientes”, garantiu o gestor, acrescentando que a Fazenda produz por dia 480 toneladas de ração, quer de galinha poedeira, quer de corte.
Além de ovos e frangos, a Fazenda Filomena produz, igualmente, três mil toneladas e armazena quatro mil de mistura de produtos de ração.
Na passada quinta-feira, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, reuniu, no Bengo, com os empresários do ramo de forma a aumentar a oferta do produto no mercado e reduzir a importação.
Há oito anos no mercado, a Fazenda Filomena funciona com 600 trabalhadores.