A Diretora-executiva da ONU-Habitat (United Nations Human Settlements Programme), Anacláudia Rossbach, ao discursar na Cúpula do Futuro, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, reafirmou o compromisso com o Pacto do Futuro, que visa garantir que as cidades sejam inclusivas, resilientes e sustentáveis.
“À medida que as cidades crescem e a urbanização se acelera, o futuro do nosso mundo depende de como moldamos nossos ambientes urbanos hoje”, afirmou a dirigente do sector da Habitação da Organização das Nações Unidas, ONU.
A governante, por seu turno, avançou que “até 2050, dois terços da população global viverão em cidades”, exortando às autoridades a começar por agir agora para garantir que esses espaços urbanos ofereçam moradia adequada, segura e acessível para todos. “O futuro do desenvolvimento sustentável depende de cidades bem planejadas e administradas”.
De acordo com o ONU-Habitat, estão abertas as parcerias com governos locais e regionais para enfrentar os riscos climáticos.