O Standard Bank Group (detentora de 51 por cento das acções do Standard Bank Angola) quer comprar 24 por cento da participação do Governo angolano para expandir os negócios no país, informou o presidente da Comissão Executiva do banco, Sim Tshabalala, em nota distribuída à imprensa sul-africana.
Segundo a nota, o Executivo está a planear vender até 34 por cento das acções do Standard Bank Angola (SBA) por meio de uma oferta pública inicial e segundo consta, o Standard Bank Group, sediado na África do Sul, como accionista maioritário, tem o direito de comprar uma participação adicional de 24 por cento nos negócios angolanos.
Citado no documento, Sim Tshabalala informou que o grupo está “a passar por um processo em que estamos a dar o nosso melhor e, portanto, aumentaríamos a nossa participação accionista se tudo correr bem”.
No segmento de negócio, o SBA atingiu em 2023 a meta dos 1.049 mil milhões de kwanzas de activos sob sua supervisão, superando assim um dos objectivos primordiais do plano estratégico de implementação da sociedade, o que vem mais uma vez demonstrar e afirmar a confiança dos clientes na marca e projecto Standard Invest.