A mineradora de diamantes Lucapa Diamond Company anunciou a execução de um Contrato de Compra e Venda vinculativo condicional com a empresa do Lesoto, Lephema Executive Transport, para sua participação de 70% na Mothae Diamonds, que é dona da mina de diamantes Mothae no Lesoto. O desinvestimento é parte da revisão estratégica da Lucapa para focar em ativos principais em Angola e Austrália.
O Acordo, foi o culminar de negociações com várias partes, inclui um preço nominal de compra de A$ 10.000 da Lephema e aproximadamente A$ 1 milhão da Mothae para pagamentos pendentes de serviços técnicos. Lephema também assumirá todos os passivos circulantes e obrigações de garantia da Mothae. Lucapa continuará a prestar serviços técnicos a Mothae durante pelo menos três meses após a conclusão.
A transação, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições, deverá ser concluída até 30 de setembro de 2024. Lucapa confirmou que a aprovação dos acionistas não é necessária para a venda.
Nick Selby, Diretor Geral e CEO da Lucapa, disse: “A assinatura deste acordo é um passo fundamental para que a Lucapa dinamize o seu portfólio e execute a nova estratégia que se concentrará em ativos na Austrália e em Angola”.