A Revista Economia & Mercado realizou a VII Conferência sobre Transformação Digital. O evento reuniu operadores de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e representantes do sector financeiro numa discussão sobre a inclusão digital e financeira no país. A conferência teve lugar no hotel Epic Sana, em Luanda.
Com o objectivo de debater a evolução da inclusão digital e financeira em Angola, a revista Economia & Mercado realizouhoje, quarta-feira a “VII Conferência E&M Transformação Digital”, com o tema “Estratégia Nacional de Inclusão Digital e Financeira”.
A conferência teve como base de análise, os planos do Executivo que visam alcançar a inclusão digital, com destaque para o Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação – Estratégias para Transformação Digital, 2019-2022 e a Estratégia Nacional para a Inclusão Financeira, ainda em preparação, e que deverá ser apresentada no primeiro trimestre de 2025.
Marília de Fátima Poças, Administradora do Banco Nacional de Angola no acto de abertura destacou a necessidade urgente de investimentos robustos e políticas públicas eficientes para a expansão da infra-estrutura digital, garantindo umaconectividade que possa atender às exigências do desenvolvimento sustentável e da transformação digital do mundo moderno.
A conferência foi igualmente uma oportunidade para analisar como os pagamentos móveis, uma das principais ferramentas para a inclusão financeira, podem desempenhar um papel crucial neste processo.
Estes pontos alimentaram os dois painéis da conferência: “As Telecom e o Status Quo da Inclusão Digital em Angola”, sobre Telecomunicações, Adopção Digital, Cibersegurança e Transformação Digital na Administração Pública; e “Estratégia para Inclusão Financeira e o Futuro dos Pagamentos Móveis”, focado nos Pagamentos Digitais, Educação Financeira, Riscos de Fraudes, Cibersegurança e Custos dos Serviços Financeiros.
As mesas de debate contou com a presença de Francisco Pinto Leite (Director-Geral da Internet Technologies Angola, S.A), Carlos de Melo, (PCA Sistec), Ângelo Gama (CEO Angola Cables), Eduardo Bettencourt (Administrador Executivo EMIS), Isabel Espírito Santos (CBO Atlântico), entre outros.