Foi apresentado ao público, neste sábado (23), em Luanda, a plataforma Kuena, incubadora de projectos sociais e culturais, uma iniciativa da empresa GEMCORP.
O evento realizado na Galeria Isabel Fançony, localizada no Futungo de Belas, teve a participação da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, da Ministra da Saúde, Sílvia Luticuta, além de outros convidados. Durante a apresentação, os desenvolvedores da plataforma buscaram explicar suas funcionalidades, enfatizando que, em um primeiro momento, o objectivo é apoiar projectos sociais e artísticos como uma forma de inclusão para crianças autistas e suas famílias.
A coordenadora do projecto, Elian Weyll, fez menção, durante a apresentação da plataforma, do primeiro projecto Sem Máscaras, que foi um dos primeiros iniciativas adotadas pela plataforma Kuena, reforçando assim uma década de mudanças sociais significativas promovidas pela empresa em Angola.
“O projeto ‘Autismo sem Máscara’ é o resultado de uma parceria internacional entre Suzana Gullo Mion, que é mãe de uma criança autista, a artista Grazi Gadia, o doutor Carlos Gadia e o renomado fotógrafo Márcio Amaral. Essa iniciativa consiste em uma coleção de retratos que surgem de oficinas realizadas, onde pessoas ligadas ao universo do autismo têm seus rostos pintados como se fossem obras de arte, visando estimular o contato visual através da expressão artística”, explicou.
O evento contou ainda com o lançamento de um livro que reúne fotografias de pais, mães e cuidadores, capturando momentos de ligação emocional e relatos de superação.
De referir que os projectos Capacitar para Cuidar e Autismo sem Máscara versão Angola são apadrinhados pelo cantor Matias Damásio.