A Multichoice Talent Factory (MTF), uma iniciativa da MultiChoice África voltada para o desenvolvimento de talentos na indústria audiovisual e cinema, e a Geração 80, uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual de Angola, assinaram na tarde desta quinta-feira, em Luanda, um contrato de parceria para a criação de um Programa de Estágios Profissionais inovador.
O acordo, formalizado entre Estefânia de Sousa, Directora de Assuntos Corporativos da DStv Angola e Tchiloia Lara, Co-fundadora da Geração 80, visa proporcionar experiência prática e formação especializada a estudantes angolanos que concluíram o programa de formação da MTF.
Durante o evento, Nazaré Gaspar, com o nome artístico Narck, da turma da MTF de 2024 e primeira estagiária no âmbito desta parceria, referiu que “esta experiência permitiu-me crescer pessoal e profissionalmente, juntando a formação académica que adquiri na Academia da MTF à experiência práctica de aprender a comunicar e a trabalhar em ambiente de produção.”
Já Paulo Idalécio, estudante da Turma de 2019 e colaborador da Geração 80 de 2019 a 2022, referiu que a “junção das experiências adquiridas na formação na Zâmbia e as oportunidades de aprendizagem durante o meu período de trabalho moldaram de uma forma muito profunda a minha ética de trabalho e a minha visão sobre este sector. Nesses três anos de formação téorica e experiência profissional aprendi mais do que teria aprendido em 20 anos em outras organizações”.
O Programa de Estágios Profissionais, que terá a duração de três meses para cada participante, permitirá que dois estagiários seleccionados anualmente pela MTF integrem a equipa da Geração 80 após a conclusão da formação na Academia da Zâmbia. Durante este período, os estagiários terão a oportunidade de participar activamente em projectos reais de produção audiovisual, beneficiando de formação prática, teórica e orientação contínua por mentores experientes.
Além disso, de acordo com Tchiloia Lara, “ a Geração 80 compromete-se a oferecer aos estagiários uma remuneração mensal e a garantir o acesso a workshops, palestras e outros treinamentos internos, visando o desenvolvimento integral dos futuros profissionais da indústria”.
Para Estefânia Sousa, “esta parceria reforça o compromisso das duas entidades em contribuir para o fortalecimento do sector audiovisual em Angola, oferecendo uma plataforma robusta para que novos talentos possam adquirir competências essenciais e expandir suas oportunidades de carreira” No evento, a mesma aproveitou para relembrar que as candidaturas para a nova Turma da MTF estão a decorrer até ao dia 15 de Setembro de 2024.
O contrato de parceria terá uma vigência inicial de um ano, sendo automaticamente renovado por igual período, salvo manifestação em contrário por qualquer das partes envolvidas. A expectativa é que este programa sirva como um marco na capacitação de novos profissionais e na inovação dentro da indústria audiovisual angolana.