A primeira edição em Angola da “Escolha do Consumidor” galardoou ontem, em Luanda, 38 produtos e serviços que mais se destacaram no país em 2023, segundo a opinião dos consumidores nacionais. A gala, que teve na plateia empresários, representantes de ministérios e muitas caras conhecidas, foi uma montra privilegiada da excelência da cultura, produtos e serviços angolanos assim como dos influenciadores que também mais se destacaram segundo os consumidores.
Pela primeira vez em Angola, a Escolha do Consumidor, distinção de renome internacional, reconheceu as empresas, produtos, serviços e personalidades que mais se destacaram em 2023 no país. As escolhas dos consumidores resultaram de estudos quantitativos e qualitativos rigorosos, nos quais angolanos de todas as províncias realçaram o desempenho do mercado nacional em 38 categorias, tendo como resultado valiosos estudos de mercado para que as empresas aderentes possam perceber como melhorar e servir ainda melhor o consumidor.
No sector de Seguradoras, “Escolha do Consumidor” distinguiu a empresa Fidelidade Angola nas categorias Seguros Automóveis, Seguros de Saúde e Seguros de Vida e Capitalização. A Nossa Seguros recebeu o galardão de Seguros – Serviço e experiência do Cliente.
No segmento alimentar, os angolanos escolheram a Pura como a Água Engarrafada preferida, e a Delta (Angonabeiro) como os melhores Cafés e Cápsulas do mercado nacional.
A rede de comércio Candando arrecadou distinções nas categorias Padaria e Pastelaria, Frutas e Legumes e também Hipermercado. Por seu lado, a Angomart foi considerada a melhor rede de Supermercados de Proximidade. O Belas Shopping foi avaliado pelos angolanos como o melhor Centro Comercial e a IShop, como a Loja Oficial Apple preferida.
Na área das telecomunicações, os consumidores realçaram o desempenho da Africell como a melhor rede de voz e dados, Internet no Telefone, e a Unitel nas categorias de melhores Planos Diários de Internet e Planos de Voz,
A ZAP esteve também em destaque na gala de “Escolha de Consumidores”, ao arrecadar os prémios Canal de Novelas, Canal Infantil com o Canal Kanuca e Distribuidora de TV por Satélite.
No sector do jornalismo, a Forbes África Lusófona venceu a categoria Informação de Economia e Negócios e o programa Fala Angola, a de Noticiário Informativo. Enesto Bartolomeu foi apontado como o melhor Apresentador de Noticiário, e Patrícia Faria, a Radialista mais valorizada pelos angolanos.
“Escolha do Consumidor” galardoou ainda o Hotel Sana como melhor Hotel de Cidade, e o HCTA como o melhor de Talatona. A Medicare venceu a categoria Planos de Saúde e a Pumangol, os prémios Combustível e Postos de Abastecimento.
O entretenimento e estilo de vida também não faltou na grande gala. Na primeira edição dos prémios “Escolha do Consumidor”, as categorias de Música estiveram em alta, com os prémios de maiores influenciadores do estilo Kuduro para os Lambas, de Kizomba para Ary e de Semba para Yuri da Cunha. Preto Show levou para casa o prémio na categoria Afro House e Phater Make em Hip-Hop.
No Humor, o preferido dos angolanos foi Gilmário Vemba. Yonaza Almeida foi reconhecida como a melhor em Lifestyle e Moda e, em Beleza, Mel Chaves. Fredy foi o influenciador escolhido pelos consumidores na categoria de Desporto.
Como prémio de reconhecimento, as empresas aderentes, marcas e figuras destacadas na grande gala podem usar o selo Escolha do Consumidor na sua comunicação durante este ano, o que lhes confere notoriedade entre o público e consumidores. Os vencedores terão também acesso aos relatórios com as conclusões dos estudos realizados por Escolha do Consumidor em Angola, o que é uma importante e fundamental ferramenta de gestão, já que lhes permitem perceber melhor as preferências dos seus clientes e público-alvo, e como melhorar a sua oferta e desempenho para cada vez melhor servir o Cliente.
“Damos também hoje início à segunda edição da escolha do consumidor, que vai uma vez mais ouvir a voz dos consumidores ao longo deste ano e apresentar no início de 2025 os produtos que melhor experiência deram aos consumidores”, informou Miguel Angelo Soares, Director Geral dos Prémios Escolha do Consumidor.
Os prémios Escolha do Consumidor são uma distinção de renome internacional, reconhecida pela sua capacidade de destacar empresas e profissionais que demonstram excelência e dedicação no cumprimento das expectativas dos consumidores.
Presente em oito países europeus, e a partir deste ano também em Angola e Moçambique, nos últimos doze anos os prémios Escolha do Consumidor ajudaram mais de 2500 marcas a melhorar produtos, serviços e processos, através da opinião de milhões de consumidores.
Tal como noutros mercados, em Angola os prémios Escolha do Consumidor ajudarão a estabelecer padrões de referência, incentivando a qualidade dos produtos e serviços no país, a diferenciação no mercado, e alavancando a confiança do consumidor.