A NBA África e a Africell, uma das operadoras de redes móveis de crescimento mais rápido em África, organizaram hoje, no Clube Ferroviário de Angola, em Luanda, o primeiro workshop de liderança e clínica de basquetebol “Her Time to Play”, para 20 treinadoras de basquetebol e mais de 200 raparigas com idade igual ou inferior a 16 anos.
O evento contou com a presença das campeãs do AfroBasket Feminino da FIBA, Cristina Matiquite e Nadir Manuel, bem como de membros da Administração da NBA África e da Africell. “Her Time to Play” é uma iniciativa da WNBA que defende a mudança na vida das meninas e das mulheres e que lhes proporciona formas de se conectarem, colaborarem e de se envolverem activamente com o basquetebol e entre si.
O CEO da Africell Angola lembra que a empresa quer estar próxima das comunidades e reforçar o seu sentimento de pertença a um país, a uma actividade, e a uma causa. “Angola é pioneira em África quando se trata de reduzir a desigualdade de género. O basquetebol tem desempenhado um papel importante neste processo, criando oportunidades para a inclusão e participação feminina no desporto. A Africell orgulha-se de apoiar a Her Time to Play, que capacita meninas e mulheres e reflecte a paixão de Angola pelo basquetebol”, sublinha Jorge Vasquez, para acrescentar a seguir: “o nosso objectivo, como a mais recente operadora móvel do país, é oferecer serviços superiores e acelerar mudanças sociais positivas. Com actividades como esta alcançaremos esse objectivo”.
“Há tanta paixão pelo jogo em Angola, pelo que é óptimo estar de volta a Luanda com a nossa primeira programação exclusivamente feminina”, disse o Chefe de Operações de Basquetebol da NBA África, Franck Traore. “A iniciativa ‘Her Time to Play’ reforça os esforços da NBA África para proporcionar a mais raparigas africanas oportunidades de jogar e aprender basquetebol. Pretendemos continuar a trabalhar com a Africell e organizar mais eventos juvenis em Angola”, acrescenta
Esta iniciativa faz parte da colaboração plurianual da NBA África com a Africell para envolver a juventude angolana através do desenvolvimento juvenil, programação de basquetebol e iniciativas de estilo de vida saudável, e segue-se à realização às clínicas Jr. NBA e ao torneio de basquetebol 3 x 3, realizado em Luanda, no passado mês de Julho. Segue-se também a outras acções da NBA África em Angola, incluindo a realização do acampamento Basketball Without Borders Africa, em Luanda, em 2016, e das ligas Jr. NBA em 2017 e 2018.
O evento de hoje incluiu também uma tarde de ginástica para todos os participantes, tendo encerrado com actividades de dança em grupo, designadamente de zumba.