Angola e EUA assinam acordo de cooperação no domínio da pesquisa geológica

Data:

Um memorando de entendimento, que prevê a exploração de minérios de cobre, foi assinado, nesta quinta-feira por representantes do Instituto Geológico de Angola (IGEO) e da empresa americana, United States Geological Survey (USGS),  à margem da II Conferência Internacional e Exposição sobre o Sector Mineiro.

O território a ser explorado faz parte da região denominada Cinturão de Cobre da África Central (Copperbelt) localizado em várias províncias da república da Zâmbia e cerca de um terço encontra-se em Angola, num vasto território que se estende entre as províncias do Moxico e Cuando Cubango cujo estudo de viabilidade permitiu aferir expressivos benefícios económicos para o país.

O acordo assinado pelo embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo S.Mushingia, na área da Pesquisa Geológica (USGS) e o PCA do Instituto Geologico de Angola (IGEO), José Manuel, permitirá ainda mapear os recursos minerais de Angola.

De acordo com o embaixador dos EUA, Tulinabo Mushingia, que falava à imprensa, no encontro,  a intenção é transformar Angola num fornecedor de recursos para a transição energética a nível mundial.

O diplomata espera que a localização dos recursos minerais. traga maior atração para o investimento, diversificação de  parceiros americanos nos variados  sectores e benefícios que garantam melhoria das condições de vida dos povos angolanos e americanos.

Questionado sobre a inauguração brevemente do maior Kimberlito de Angola, respondeu que como parceiros representa um passo para atrair investimentos e melhorar as condições de vida das populações.

 Na sendas das assinaturas , foram igualmente rubricados três memorandos de entendimento entre ANRM e a empresa Canadiana Ivanhoe Group, no qual foram assinados pelo PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Jacinto Rocha e a Presidente da Ivanhoe Group, Marna Cloete,  que englobam a exploração diamantífera.

Participam na segunda edição da Conferência e Exposição Internacional Mineira de Angola (AMC) subordinado ao tema “Recursos Minerais,  Desenvolvimento, Sustentabilidade e Desafios, representantes de sete países, uma lista de 60 palestrantes que partilham conhecimentos, fornecendo informações sobre as tendências actuais e futuras da indústria de mineração com a participação de  600 técnicos.

Temas como a “Visão de Angola para o Desenvolvimento Sustentável de Recursos Minerais”, sessão que revelará a postura de Angola em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais e a sua dedicação no que toca à revitalização do sector mineiro, com o objectivo de promover a estabilidade e a transparência para incutir confiança nos investidores internacionais fazem parte dos debates.

 No certame estão a ser abordados assuntos como o “Estado actual da mineração em Angola”, que contará com pontos de vista do co-Presidente e Diretor da Lipari Diamond Mines Ltd, Luiz Bizzi; e da gerente geral da Minbos Resources e HM Granitos, Asareh Monsoori.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Partilhe com amigos:

Notícias no E-Mail

spot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Capital caro, bancos a menos: Carlos Lopes explica como Angola ficou à margem do financiamento internacional

Carlos Lopes responsabiliza as reformas bancárias internacionais posteriores à...

Cruz Vermelha de Angola celebra 48 anos com gala solidária para reabilitar 21 postos médicos

Jantar protocolar de 19 de Junho, no Shopping Fortaleza,...

Banco Sol inicia regularização de contas sem movimentação há mais de 15 anos

O Banco Sol iniciou a regularização das contas sem...