Intel anuncia prejuízos e vai despedir mais de 15 mil pessoas

Data:

A Intel registou um prejuízo de 2.091 milhões de dólares (1.938 milhões de euros) no primeiro semestre, mais 61% que no mesmo período de 2023, e anunciou um plano de despedimentos de 15% da sua força de trabalho – o que equivale a mais de 15 mil pessoas.

No segundo trimestre do exercício financeiro mais acompanhado em Wall Street, que terminou em 29 de junho, o fabricante de chips Intel registou um prejuízo de 1.610 milhões de dólares, contra um lucro de 1.481 milhões de dólares no mesmo trimestre de 2023, e reduziu o volume de negócios em 1%, para 12.833 milhões de dólares.

A unidade de inteligência artificial e centro de dados da Intel ganhou 3.050 milhões de dólares. No entanto, o resultado ficou 3% abaixo do consenso de 3.140 milhões de dólares dos analistas consultados pela StreetAccount.

“Os resultados do segundo trimestre foram dececionantes, mesmo quando atingimos marcos importantes em termos de produtos e processos tecnológicos”, afirmou Pat Gelsinger, CEO da Intel, em comunicado, antecipando “ações decisivas” para corrigir o negócio.

No comunicado refere-se que irá implementar “uma redução de custos abrangente, incluindo uma redução da força de trabalho de mais de 15% – cerca de 15.000 funcionários – para reorientar a empresa”, e Gelsinger apresentou um plano para reduzir os custos em mais de 10.000 milhões de dólares no próximo ano.

Nesse sentido, Gelsinger previu que, com “estas ações”, a empresa reforçará a sua posição no mercado, melhorará a rentabilidade e criará valor para os acionistas.

Em relação ao futuro, a empresa disse esperar vendas de cerca de 13.000 milhões de dólares no terceiro trimestre, abaixo das previsões dos analistas.

Após a divulgação dos resultados, depois do fecho da bolsa, as ações da Intel caíram mais de 17%, numa primeira reação negativa no mercado secundário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...