Melanie Perkins é co-fundadora e CEO da Canva, uma plataforma online gratuita de design. A jovem surfista e empreendedora, de nacionalidade Australiana abriu a empresa em 2013 com a seguinte promessa: “Tornar o design de qualidade acessível a todos.”
Mas quem é Melanie Perkins?
Melanie Perkins é co-fundadora e CEO do Canva, uma plataforma digital de design gráfico que possibilita que os usuários desenvolvam imagens, apresentações, pôsteres, entre outros.
Além disso, Melanie Perkins é conhecida por fazer o Canva se tornar um unicórnio com uma companhia que possui valor de mercado superior a USD 6 bilhões. Dessa forma, Melanie se tornou uma das empreendedoras de maior destaque de sua geração.
Saiba como uma jovem surfista criou o fenômeno de design de USD 6 BI?
O Canva estava sediado na Austrália, a milhares de quilômetros do poderoso Vale do Silício. Conseguir uma reunião ou um financiamento estava se mostrando difícil. Melanie ouviu “não” de mais de 100 investidores. Então, quando ela conheceu o organizador de um grupo de capitalistas de risco de kitesurf em uma competição de arremesso em sua terra natal, Perth, começou a treinar.
“Na próxima vez em que o grupo se reunisse para ouvir propostas de abertura e, potencialmente, escrever verificações cruciais de financiamento no estágio inicial, ela estaria na mesma onda – mesmo que isso significasse ter de enfrentar águas traiçoeiras. “Foi como, risco: danos sérios; recompensa: iniciar empresa”, conta Melanie. “Se você colocar o pé na porta um pouquinho, terá de entrar o corpo todo.”
Como o CANVA cresceu?
Primeiramente, em 2010, durante uma conferência em Perth, Perkins a empreendedora teve sua primeira grande chance de conseguir investimento em seu negócio.
Sendo assim, depois de um encontro casual, foi convidada pelo super investidor Bill Tai para ir a São Francisco e apresentar sua ideia.
De facto: poucas horas depois, Bill enviava mensagens sobre ela à grande parte de sua lista de contatos, algo que mudaria a história do Canva para sempre.
Entretanto, depois de conquistar grandes investidores e iniciar a construção da plataforma de design do Canva com uma equipe qualificada de engenheiros de tecnologia, a jovem Melanie se descobriu em rápido e pleno crescimento.
Por fim, em 2013 houve a fundação do Canva e o site entrou no ar, permitindo aos assinantes criar uma variedade de soluções de design gratuitamente.
Dessa forma, estava consolidada a ideia original e a promessa da marca: permitir que mesmo pessoas leigas fizessem design de qualidade, de forma simples, consolidando a história da ferramenta.
Como é o Branding do Canva?
Primeiramente, a mensagem que pretende-se passar com o branding do Canva é simplicidade e acessibilidade.
Portanto, apesar de possuir uma empresa multibilionária, Perkins diz que adopta uma abordagem discreta e comum para viajar, assim como tem feito na história do Canva.
Cliff e eu ainda viajamos de mochila. Nos últimos dois anos, fizemos passeios a cavalo na Mongólia, ficando em yurts e em uma casa na árvore no Laos. Ainda adoramos ficar em acomodações muito básicas.
Ainda em 2019, foi relatado que o Canva, entre outras empresas australianas, apoiou publicamente funcionários que participavam de manifestações pedindo que o governo australiano tomasse medidas efetivas sobre as mudanças climáticas e a transição para energias renováveis.
Por outro lado, é notória a habilidade da empresa em lidar com a opinião pública jovem. Outra comprovação precisa do empenho da gestão no alinhamento com sua promessa foram os elogios recebidos por lançar uma política de privacidade compreensível, sem termos jurídicos rebuscados.
Sendo assim, a empresa cumpre mais uma vez a missão de simplicidade e acessibilidade, tornando suas práticas facilmente compreensíveis para todos os usuários, mostrando o sucesso do Canva.
E Você, já sonhou em criar uma empresa de sucesso?