Angola projecta produção de petróleo acima de 1,1 milhão barris/dia

Data:

O Governo vai continuar a trabalhar para manter a competitividade e os níveis de produção de petróleo bruto acima de 1,1 milhão barris/dia, prevendo licitar mais 50 blocos petrolíferos até 2025, assegurou hoje o Presidente da República, João Lourenço.

Ao apresentar a Mensagem sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, o Titular do Poder Executivo angolano perspectivou estabilizar e dinamizar a actividade produtiva do crude, de modo a atenuar o declínio acentuado da produção, registado nos últimos anos.

Para a concretização desse desafio, no curto e médio prazo, o Chefe de Estado destacou os projectos “Ndola Sul”, com uma capacidade de produção de 20 mil barris/dia, e “Agogo Fuel”, para a recuperação de 490 milhões de petróleo bruto.

Fazem, igualmente, parte desse desafio, apontou, os projectos “Begónia”, com capacidade para produzir 30 mil barris/dia, “Cameia” e “Golfinho”, que irão concretizar o primeiro projecto de desenvolvimento petrolífero na Bacia do Kwanza e em águas profundas, respectivamente.

Com isso, avançou, as receitas do petróleo deverão passar a ser menos usadas para o consumo de bens e serviços, mas para despesas de fomento à diversificação e promoção da economia não petrolífera.

A produção de petróleo em Angola já atingiu níveis de 1,8 milhão de barris, em 2015, uma média que foi baixando até as cifras actuais, influenciado, em parte, pela insuficiência de investimentos no sector e paragens não programadas.

Com uma produção de 1,1 milhão de barris/dia, actualmente, o país tem reservas estimadas em nove biliões de barris de petróleo bruto e 5,95 biliões de metros cúbicos de gás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...