Exploração de petróleo: Etu Energias substitui Mineral One no Bloco CON 6 onshore

Data:

O Bloco CON 6 onshore – exploração de petróleo em terra, localizado na Bacia Terrestre do Baixo Congo, província do Zaire, município do Soyo, passa a ser explorado pela Etu Energias S.A, função anteriormente exercida pela empresa Mineral One S.A.

A mudança de operador enquadra-se ao abrigo do Decreto Executivo n.º 211/23, de 18 de Setembro, sendo as operações desempenhadas no quadro de um Contrato de Partilha de Produção (CPP), celebrado entre a Concessionária Nacional e o Grupo Empreiteiro, segundo uma nota de imprensa enviada à imprensa.

Na qualidade de operador, a Etu Energias conta com 43,75% das acções do respectivo campo petrolífero, igual percentagem da Mineral One, como parceira, enquanto a Prodoil S.A.R.L detém 12,50% das participações.

Citado na nota, o presidente do Conselho de Administração da Etu Energias, Edson dos Santos, referiu que a mudança de operador vai permitir a sua empresa aumentar as sinergias com outros blocos na Bacia do Baixo Congo, facto que irá trazer celeridade na execução do programa de trabalhos e reduções nos custos.

De acordo com o gestor, o objectivo é iniciar as actividades ainda este ano, beneficiando do conhecimento geológico, técnico e operacional acumulado ao longo de mais de 14 anos de experiência nessa região.

Com isso, o programa de exploração para o Bloco CON 6 prevê alcançar o “primeiro óleo” (first oil), em menos de três anos.

De igual modo, o PCA augurou criar mais oportunidade de negócios para as empresas locais em termos de prestação de serviços, em linha com a estratégia de desenvolvimento da empresa.

A Etu Energias S.A. é uma empresa integrada de capital exclusivamente privado, subscrito integralmente por angolanos, com objecto social que inclui pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo bruto, distribuição de derivados, serviços de consultoria e energias renováveis.

Para além do CON 6, actualmente, essa petrolífera é também operadora do Bloco 2/05 e CON 1, bem como detém participações nos blocos 3/05, 3/05 A, 4/05, 17/06 e 14/14K.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...