Crédito bancário: Endividamento do sector público não financeiro aumentou no último mês

Data:

O crédito bruto ao sector não financeiro cifrou-se em 5,79 biliões de kwanzas, em Agosto deste ano, 2023, representando um aumento de Kz 1,03 biliões (21,67%) face ao período homólogo.

Do montante concedido pelos bancos comerciais, de acordo com publicação do Banco Nacional de Angola (BNA), a que ANGOP teve acesso, 599,65 mil milhões de kwanzas representa o endividamento do sector público não financeiro, dos quais 47,64% cabe à administração pública e 52,36% às empresas públicas.

Com estes números, observa-se que o endividamento do sector público não financeiro registou, no período em análise, um crescimento de 166,33 mil milhões de kwanzas.

Outra parte do crédito bruto, o maior bolo, foi emprestado ao sector privado (empresas privadas e particulares) no valor de 5,19 biliões de kwanzas.

Neste segmento, sector privado, registou um aumento de endividamento de 865,87 mil milhões de kwanzas (20%), face ao período homólogo.

Do valor total, o endividamento das empresas privadas não financeiras corresponde a 3 90 biliões de kwanzas, com aumento de Kz 498 99 mil milhões (14,67%),  e o dos particulares representa Kz 1,29 biliões, mais Kz 366,87 mil milhões  (39,48%) em comparação com o período homólogo.

Ainda em Agosto, o crédito bruto ao sector não financeiro alocado ao Sector Real somou cerca de Kz 1,33 biliões de Kwanzas, representando 22,88% sobre o total bruto do sector bancário.

Em comparação com o período homólogo, observa-se  um aumento de 368,76 mil milhões de kwanzas.

Do total de crédito concedido no âmbito dos Avisos do BNA de fomento ao real, totalizou 952,47 mil milhões de kwanzas, o que corresponde a 71,84% do total de crédito disponibilizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...