Angola quer ser o maior investidor do sector mineiro na Namíbia

Data:

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou, em Windhoek, que Angola pretende tornar-se  um dos maiores investidores de petróleo na Namíbia.

Em conferência de imprensa realizada na quinta- feira, na capital da Namíbia, Diamantino Azevedo disse que, no âmbito da cooperação entre os dois países, Angola tem quadros qualificados, experiência e tecnologia para investir na terra de Sam Nujoma, proporcionando vantagens mútuas para os dois povos.

O ministro referiu que a Namíbia pode aprender com a experiência de Angola na exploração de petróleo, fruto dos resultados positivos que o país vem adquirindo ao longo dos anos neste sector.

Já  o ministro das Minas e Energia da República da Namíbia, Tom Alweendo, espera que o memorando assinado no ano 2022 passa do papel à acção, de modo a que o tempo e a experiência sejam condições para a execução dos projectos entre Angola e a Namíbia.

O encontro ministerial foi precedido por uma Reunião Técnica de Altos Funcionários que serviu para abordar questões ligadas ao Cadastro Mineiro da Namíbia, formação técnico-profissional nas áreas de recursos minerais, petróleo e gás, exploração e mineração.

Debateram ainda a exploração offshore de diamantes, urânio, legislação e regime fiscal -corte e lapidação de diamantes, exploração de hidrocarbonetos na Bacia do Okavango, bem como as oportunidades de negócios e investimentos no sector  do petróleo e gás existentes na  Namíbia, em colaboração conjunta entre Namcor e Sonangol. 

Os técnicos debruçaram-se igualmente sobre os investimentos que a Namcor está a fazer em activos da Sonangol em Angola, bem como os investimentos da Sonangol/Sonils para a construção de uma Base Integrada de suporte logístico ao sector de petrolífero e gás na Namíbia, em cooperação com a Namcor e Namport.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...

Reação às novas sanções. Isabel dos Santos diz que vai desmascarar o governo

A empresária Isabel dos Santos reagiu às sanções aplicadas...