Standard Bank tem mais de USD 100 milhões para financiar as Pequenas e Médias Empresas

Data:

A equipa da Banca de Pequenas e Médias Empresas (PME), do Grupo Standard Bank, está pela primeira vez em Angola para reforçar a relação com o mercado e reafirmar o compromisso com o crescimento das PME angolanas. A visita da delegação, que teve início na segunda-feira e termina hoje, 23 de Outubro, tem incluído encontros com clientes, parceiros e empresários, assim como uma reunião com os secretários de Estado da Indústria e do Comércio e Serviços.

Um dos pontos altos da agenda foi o cocktail promovido ontem ao final da tarde, em Luanda, que reuniu clientes do segmento de Pequenas e Médias Empresas de Angola e os membros da Direcção Executiva da Banca de Pequenas e Médias Empresas do Grupo e do Standard Bank de Angola (SBA).

“Com esta visita pretendemos conhecer melhor a realidade, o mercado e os clientes de Angola, com vista a auxiliarmos de forma estratégica o crescimento sustentável dos seus negócios”, explica Bill Blackie, CEO das Pequenas e Médias Empresas do Grupo Standard Bank.

Durante o evento foram apresentadas a estratégia do Grupo para o mercado angolano e as soluções inovadoras e personalizadas oferecidas aos clientes para impulsionar o crescimento dos negócios, e debatidas as expectativas e perspectivas para o mercado angolano em 2025.

“Para promovermos o crescimento de Angola, nada melhor do que apoiarmos as empresas. São elas que trabalham todos os dias para fazer crescer esta economia. E o nosso papel é precisamente ajudarmos as empresas a fazer esse trabalho. Queremos ser um multiplicador de desenvolvimento económico, apoiando os projetos e actividades das empresas”, afirma Luís Teles, CEO do SBA. 

Por sua vez, Fernando Chivinda, Director Executivo da Banca de Pequenas e Médias Empresas do SBA, destaca o “portfólio de crédito com mais de 100 milhões de dólares para PME, com realce para os sectores da Agricultura, Oil & Gás e Comércio”. 

“O SBA já financiou aproximadamente 200 milhões de dólares para o fomento da produção local, em cumprimento do aviso 10 do Banco Nacional de Angola”, realça Fernando Chivinda, enaltecendo a “missão e o compromisso de estar lado a lado com as PME de conteúdo local e ser o principal parceiro financeiro para as empresas locais que buscam um crescimento sustentável, apoiando o desenvolvimento da economia”.

A delegação do Grupo Standard Bank visitou ainda alguns dos principais clientes do Banco, para conhecer os seus negócios e necessidades, como a Africa Pharmacy, Sogeplast, Kikolo, WellScope, Anseba, CB&B, Angonura e Mafcon.

Grupo Standard Bank reúne com o Ministério da Indústria e Comércio

A delegação do Grupo Standard Bank foi recebida no Ministério da Indústria e Comércio, no dia 21, pelo secretário de Estado da Indústria, Carlos Rodrigues, e a secretária de Estado do Comércio e Serviços, Augusta Fortes, para uma reunião em torno das necessidades dos sectores agrícola, comércio e energias renováveis, consideradas áreas-chave para o desenvolvimento sustentável de Angola.

“O Grupo Standard Bank está inteiramente disponível para apoiar o crescimento económico do país, não só através da oferta de produtos financeiros inovadores, como da disponibilização de equipas especialistas e preparadas para atender às necessidades específicas das empresas angolanas. Estamos focados em apoiar as PME a prosperarem com soluções financeiras que respondem aos desafios actuais, impulsionando o desenvolvimento de sectores estratégicos”, afirma Luís Teles, CEO do SBA. 

Outro dos temas abordados foi o papel do Standard Bank como facilitador de ligações entre empresas angolanas e outros mercados africanos, graças à sua presença e rede em todo o continente, fortalecendo o comércio intra-africano e promovendo parcerias estratégicas que podem impulsionar o crescimento das PME em Angola.

Na reunião participaram Bill Blackie, CEO das Pequenas e Médias Empresas do Grupo Standard Bank, Tunde Macaulay, Director para Pequenas e Médias Empresas de Regiões Africanas e Offshore, Luís Teles, CEO do SBA, e Fernando Chivinda, Director Executivo das Pequenas e Médias Empresas do SBA.

Para encerrar a visita a Angola, está ainda agendada para hoje, dia 23, uma reunião com os colaboradores do SBA para a apresentação dos resultados do negócio em 2024 e a estratégia e perspectivas para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Angola vai olhar para o mercado japonês em busca de financiamento

A ministra das Finanças angolana disse esta quinta-feira que...

Peso do serviço da dívida reduz para 49% no OGE 2025

O Serviço da Dívida no OGE 2025 passa a...