Taxa de câmbio atinge valores já mais vistos nos últimos anos

Data:

Joel Lopes Leite, Economista

Numa altura em que a taxa de inflação mensal começa a dar sinais de regressão, a taxa de câmbio do Dólar e o Euro atingiram valores já mais vistos nos últimos anos. Nos últimos quatro anos a taxa de câmbio do Dólar cresceu 52,77% e o Euro foi para 52,91%. Este crescimento é associado a factores como insuficiência de receitas para fazer face às necessidades internais da economia, priorização das despesas e a obrigações do governo a curto e médio prazo. Até o dia 26 de Agosto a taxa de câmbio dólar era comercializada a USD/Kz 904,54 e o Euro ficou em EUR/Kz 1 010,01, isto segundo taxa de câmbio disponibilizada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Para um país com Angola, o aumento da taxa de câmbio das duas das principais moedas mais usadas para importação de bens e serviços provoca uma dificuldade no orçamento dos importadores de bens e serviços devido o aumento da quantidade de moeda que muitos terão de disponibilizar para comprar os bens e serviços no exterior, situação que poderá afectar o consumidor final quando os comerciantes passarem a revender os bens e serviços. No mês de Junho a taxa de inflação mensal ficou em 2,07%, uma redução de 0,42% em relação ao mês de Maio. Nesta altura a taxa de câmbio mais alta era comercializada a USD/KZ 853,629 e EUR/Kz 929,037, esta taxa de era uma das causadoras do aumento da taxa de inflação homóloga 30,16% para 31% em trinta dias, e culpada de uma pressão psicológica aos vendedores e compradores devido à flutuação na taxa de câmbio.


No mês de Julho a inflação mensal voltou a reduzir até 1,68% e a taxa homóloga voltou a subir para 31,09%, tendo em vista o consumo corrente dos consumidores, a diminuição da taxa de inflação mensal mostrou que no mês de Agosto as coisas poderão mostrar algumas melhorias, mais o aumento da taxa de câmbio (USD/Kz 904,54 e o Euro ficou em EUR/Kz 1 010,01) das duas moedas mais usadas para importação de bens e serviços mostrarão mostrar uma distorção nesta analogia. O aumento da taxa de câmbio vai ditar o aumento da taxa de inflação dos próximos meses devido à necessidade que os importadores terão na acumulação de divisas para importação de bens e serviços para revendê-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

UE vai financiar três projetos ambientais em Angola em 2025 com quase 100 ME

A União Europeia (UE) vai financiar com quase 100...

Preço dos catamarãs dobra de forma astronómica de 15 a 39 mil kwanzas

A surpresa foi total para os passageiros que este...

Neuralink está a desenvolver “dispositivo inovador” para curar cegueira

Elon Musk acredita que o dispositivo tem o “potencial...

Problemas no X podem colocar a Tesla em ‘maus lençóis’

A rede social terá perdido 84% da sua receita...