A Espanha doará 500.000 doses da vacina contra a micose, ou 20% de seu estoque, para combater um surto da doença na África, informou o Ministério da Saúde em um comunicado nesta terça-feira.
Acrescentou que o país pediu à Comissão Europeia que propusesse que todos os estados-membros da UE doassem 20% dos seus respectivos estoques da vacina.
“Não faz sentido estocar vacinas onde não há problema, e agora é a hora de provar isso”, disse o ministério. A doação da Espanha consiste em 100.000 frascos, o suficiente para fornecer 500.000 doses.
A Organização Mundial da Saúde declarou a MPox uma emergência global de saúde pública, depois que um surto na República Democrática do Congo se espalhou para países vizinhos e uma nova forma do vírus, o subtipo Ib, gerou preocupações sobre a velocidade de transmissão.
Na semana passada, a ministra da Saúde, Monica Garcia, disse que a Espanha tinha “um estoque muito bom” de vacinas. A Espanha registrou 268 casos da antiga cepa até agora neste ano, bem abaixo dos 7.500 casos registrados em um surto global de 2022. Cerca de 40.000 pessoas tomaram a vacina até agora.