A Bolsa de Dívida e Valores de Angola(BODIVA) registou, no primeiro trimestre de 2024, 1,19 biliões de kwanzas nas negóciações, em ambiente bilateral e multilateral, segundo o Dashboard da instituição.
Dados do Relatório Mensal da Bodiva apontam que o Mercado de Operações Reporte(MOR) registou maior movimento, com um volume de 1,03 biliões de kwanzas.
O valor negociado nos primeiros três meses deste ano ficou acima do registado no período homólogo de 2023 que foi de 227 mil milhões de kwanzas. Portanto um crescimento de mais de 400 por cento.
Os dados mostram ainda que em Janeiro do período em referência foi o que registou maior movimentação com 766,9 mil milhões de kwanzas, ao passo que o mês de Fevereiro foi o de menor movimento com 205,01 mil milhões de kwanzas negociados.
O ano de 2023 foi o maior volume financeiro movimentado historicamente na bolsa angolana, impulsionado pela emissão das obrigações corporativas da Sonangol conjugado com o desempenho do Tesouro Nacional que em determinado momento do ano realizou algumas operações de recompra, compra e venda de dívida para alongar a maturidade da dívida.
De acordo com os doados do site, o recorde mensal foi registado em Setembro onde as negociações alcançaram o volume de 1,8 mil milhões de Kwanzas.