O Kwanza valorizou ante ao Euro, no período de 7 a 21, 1,6 por cento ao reduzir de 901,5 por cada nota para 887,5, respectivamente.
Quando comparado à semana intermédia (dia 14), a valorização da moeda angolana é ainda bem maior, pois naquela data cada nota de Euro custava 885,2 kwanzas.
Relativamente ao Dólar norte-americano, a moeda nacional perdeu, ligeiramente, ao subir dos anteriores 832,00 kwanzas para 833,00 kwanzas. Na semana de 14, registava-se uma estabilidade, com a nota a manter-se no mesmo valor num intervalo de sete dias.
O Banco Nacional de Angola (BNA), por exemplo, fixa um câmbio médio de 888,2 kwanzas por cada Euro e 832,8 kwanzas pelo Dólar.
Infracções
O BNA anunciou, na semana finda, a aplicação de multa no valor de quatro milhões e cem mil de kwanzas.
Este valor resulta da aplicação de uma sanção pecuniária no seguimento de verificações de inadequações no funcionamento. No mesmo processo, outros cinco (5) foram-lhes aplicadas admoestações registadas.
As medidas sancionatórias que têm sido adoptadas pelo BNA têm o objectivo de assegurar os direitos dos clientes.
O banco central deu nota, segundo consta de uma publicação na sua página de Internet, que dos seis processos, quatro foram contra instituições financeiras e os dois a instituições não bancárias (Leia mais detalhes e os comentários de especialistas na edição da próxima sexta-feira do Jornal de Economia & Finanças).