Depois de Isabel dos Santos, nenhum angolano voltou a entrar na lista dos mais ricos da Forbes

Data:

Com uma fortuna avaliada na altura em pouco mais de 2 mil milhões de dólares, a empresária Isabel dos Santos classificada a mulher mais poderosa do mundo e mais rica de África, indicava a revista Forbes, em 2013. De lá para cá, decorridos 11 anos, já nenhum angolano entrou na lista dos mais afortunados do mundo, segundo dados divulgados recentemente pela publicação.

Em 2017, com uma fortuna avaliada em 3,4 mil milhões de dólares, a empresária Isabel dos Santos foi 74.ª mulher mais poderosa do mundo e a única africana no top 100 das mais ricas do mundo.

A norte-americano Revista Forbes, contabilizou os homens mais ricos de África, no top 21 dos bilionários africanos, Angola não consta da lista, segundo constatou à Revista Outside. Juntos, os bilionários do continente berço acumulam uma fortuna superior a 85,8 mil milhões de dólares.

Estes afortunados, segundo a Forbes, são detentores de fortunas acima dos mil milhões USD, são oriundos de apenas oito países, com destaque para a África do Sul, com seis bilionários, Egipto com cinco, a Nigéria com quatro, Marrocos, com dois, e a Argélia, Tanzânia, Essuatini e Zimbabué, cada com um bilionário.

Na publicação da revista, o empresário nigeriano, Aliko Dangote, apesar da queda da sua fortuna em 2023, ainda continua a manter-se no pódio, sendo o homem mais rico de África. Aliko Dangote, que tinha, em 2023, uma fortuna avaliada em 14,2 mil milhões de dólares, em 2024, uma avaliação de 13,4 mil milhões de dólares. Este empresário é fundador e preside a Dangote Cement, maior produtor de cimentos do continente e controla cerca de 85% da cimenteira, de capital disperso em bolsa, através da sua holding e ainda com a capacidade para produzir 48,6 milhões de toneladas de cimento por ano e está presente em pelo menos 10 países de África.

Na segunda posição, segue-se, o empresário Johann Rupert, e respectiva família, oriundos da África do Sul, com uma fortuna avaliada em 12,2 mil milhões de dólares. O terceiro mais rico de África é Nicky Oppenheimer e a sua família, possuem uma fortuna de 9,5 mil milhões de dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...