Musk afirmou, numa publicação feita na rede social ‘X’, que “esta semana, a xAI vai abrir o código do Grok”. A mudança vai dar acesso gratuito ao público para experimentar o código por trás da tecnologia e alinhar o xAI com empresas como a Meta.
A startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, xAI, anunciou esta segunda-feira que vai abrir, durante a semana, o código fonte do seu ChatGPT, ‘Grok’. O anúncio acontece dias depois de Musk processar a OpenAI por abandonar o seu objetivo inicial.
Segundo revela a ‘Reuters’, Musk afirmou, numa publicação na rede social ‘X’, que “esta semana, a xAI vai abrir o código do Grok”. A mudança vai dar acesso gratuito ao público para experimentar o código por trás da tecnologia e alinhar o xAI com empresas como a Meta.
O Google também lançou um modelo de IA, o Gemma, que os ‘developers’ externos podem moldar de acordo com as suas necessidades.
Desde que Musk abriu um processo contra a OpenAI, vários investigadores em tecnologia têm debatido sobre o código aberto em IA. Embora a tecnologia de código aberto possa ajudar a acelerar as inovações, alguns especialistas alertaram que os modelos de IA de código aberto podem ser utilizados por terroristas para criar armas químicas ou para desenvolver superinteligência consciente.
Musk lançou a xAI para criar uma solução alternativa ao OpenAI e à Google. Em dezembro a startup lançou o ‘Grok’ para assinantes premium+ da rede social ‘X’.