O programa de entrevistas denominado “Atitude”, conhecido na sua primeira temporada como “Footprint – Deixe a tua marca” passará, a partir do próximo mês de Março, a ser exibido na Televisão Pública de Moçambique, TVM, depois da sua estreia em Novembro de 2023 na Televisão Pública de Angola, TPA, canal que continuará a emitir com regularidade.
O referido programa é uma produção da KL Films e conta com o patrocínio da Cabship. Tem como principal objectivo motivar e inspirar a juventude africana. A sua equipa de produção tem como missão identificar africanos dentro e fora do continente, bem como seus descendentes com mentes brilhantes para que, na primeira pessoa, passem a sua experiência e percurso profissional com a finalidade de inspirar e motivar as novas gerações. “Nós estamos preocupados com os jovens africanos que actualmente tem como referência personalidades de fora do continente. Existem muitos africanos com mentes brilhantes, que estão a fazer obras espetaculares”, refere Kennedy Luís, apresentador do programa e CEO da KL Films.
Para o Director de Programas da TVM, Floriberto Fernandes, esta é uma iniciativa louvável que irá enriquecer cultural e socialmente a juventude de todo continente.
Pelo programa já passaram nomes como Nondumiso Picashe, que é a primeira mulher africana a ter uma marca de vinhos. Ela tem uma história interessante uma vez que passou por várias dificuldades para se impor num mercado que é dominado por homens. Nomenguissa Picasse é uma das mulheres mais destacadas na África do Sul no sector em que actua. A história do angolano Bruno Pegado, o primeiro angolano a ter uma marca própria de carros, também já foi retratada no programa “Atitude” (Footprint) .
Em Moçambique foi feita a entrevista com a Dama do Bling uma artista que além de rapper é advogada. Na Namíbia o programa “Atitude” (Footprint) conversou com a cantora Lioness e as empresárias Diana Namases e Julia Boss Lady, esta última uma empresária do ramo do entretenimento responsável por trazer para África muitos cantores Norte Americanos da actualidade. Ela também é apontada como a pessoa que impulsionou a carreira de Cabo Snoop em vários países africanos e facilitou o contato entre o Gerilson Insrael e o Nigeriano Rema.
Além do formato de programa de televisão, feito por jovens e para jovens de toda África, mostrando o percurso profissional, e não só, de algumas figuras capazes de serem referência, o programa “Atitude” (Footprint), hoje apresenta-se como um movimento.
“O Programa “Atitude” (Footprint) não quer apenas passar o testemunho de mentes brilhantes de África, mas empoderar jovens talentos que necessitem de orientação e referência, pelo que, houve a necessidade de alargar a plataforma e incluir outros tipos de media e de acções”, explica Kennedy Luís.
“Já estabelecemos uma parceria com a escola de formação profissional Sige by Dee situado a norte da Namíbia na localidade de Walvis Bay. Temos ainda uma linha de roupa identitária e está na forja a publicação de uma livro intitulado “O segredo das mentes africanas – A tua Atitude determina a tua altitude”. Trata-se de um livro que vem motivar e passar o legado de todos os nossos entrevistados. Ele terá tradução em inglês e francês”, concluiu.
Actualmente o programa “Atitude” (Footprint) é transmitido na Televisão Pública de Angola aos domingos, às 19h00, com reposição às terças e quintas. Tem colaboradores na Namíbia, África do Sul, Moçambique e EUA.
