Segundo o Ranking 2023 publicado pela Brand Finance Group que é o maior banco de dados mundial de valores actuais e históricos de marcas (fornecendo acesso fácil a todas as classificações, relatórios, white papers e pesquisas de consumo da Brand Finance publicados desde 2007), a Microsoft foi eleita como a número 1, tendo o maior valor de marca B2B do mundo, com US$ 137,5 bilhões.
A gigante tecnológica Microsoft tem o valor de marca business-to-business mais elevado de qualquer marca a nível mundial, equivalente a 137,5 mil milhões de dólares, 72% do valor total da marca Microsoft e 10% do seu valor empresarial. A Microsoft domina a classificação B2B 100, 2023 com um valor de marca B2B quase o dobro da segunda marca com melhor classificação, que é a Amazon.
Ainda no relatório constam as 100 principais marcas B2B do mundo, com realce para As 10 marcas B2B globais mais valiosas, as 10 marcas B2B globais mais fortes e as B2B2C que é uma parte muito significativa do ecossistema de marcas B2B. Existem muito poucas contrapartes B2C, como no B2C2B, destaca o relatório.
100 Principais marcas B2B
A classificação foi compilada identificando os negócios específicos B2B e linhas de negócios de marcas que foram publicados no relatório de classificação Global 500 em janeiro de 2023.
Alguns dos principais destaques:
1. As 100 principais marcas B2B representam US$ 2 trilhões em valor total da marca.
2. Várias marcas, embora não sejam consideradas principalmente B2B, aparecem entre as 100 principais, como Amazon (classificada em 2º lugar; 24% do valor é B2B) e Samsung (classificada em 10º; 36% do valor é B2B).
3. Os Estados Unidos e a China representam 64 das 100 marcas que refletem a escala destes mercados e das suas empresas.
4. Um terço das 100 principais marcas são marcas puramente B2B (32 marcas em 100), enquanto as restantes marcas têm alguma proporção do seu valor total de marca atribuído ao B2C.
5. A pesquisa da Brand Finance destaca que o setor B2B é dominado por marcas de serviços financeiros, tecnologia, saúde, serviços profissionais e energia.
Outras dinâmicas transformadoras que levam à criação de maior valor de marca incluem:
- As marcas B2B precisam continuar a mudar da construção de vendas/relacionamento para a construção de marca. Esta tem sido uma das principais tendências desde a pandemia.
2. As marcas B2B precisam ser capazes de se comunicar com diversas partes interessadas em torno de diversas agendas para apoiar o crescimento dos negócios. Um bom exemplo é o setor de serviços de TI que foi um dos beneficiários da pandemia.
3. Muitas marcas B2B estão se inclinando para campanhas de marca mais amplas: Salesforce é um exemplo de marcas B2B que crescem em alcance. A Salesforce demonstrou um crescimento impressionante nos últimos 20 anos ao aplicar a teoria da publicidade conhecida como Curva de Intensividade Publicitária, que mostra que maiores quotas de voz estão associadas a maiores quotas de mercado.
“Nosso relatório inaugural do Índice de Marca B2B celebra uma Era de Ouro para marcas B2B, na qual o status e o valor são ampliados por mudanças significativas no mercado e na dinâmica competitiva, pelo papel crescente da marca como motor de crescimento.”
David Haigh, Chairman & CEO – Brand Finance