Banco Africano de Desenvolvimento anuncia 290 milhões de dólares para projectos em Angola

Data:

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem disponíveis 290 milhões de dólares para dois projectos em Angola, confirmou esta quinta-feira, em Luanda, o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.

Ao falar em conferência de imprensa de balanço da visita, de dois dias ao país, do vice-presidente para o sector privado, infra-estruturas e industrialização do BAD, o governante angolano explicou que 200 milhões destinam-se a um projecto, no corredor do Lobito, com foco na agricultura, nos transportes, armazenamento e comércio, que consta da carteira de investimentos para 2025.

Quanto aos 90 milhões, cuja celebração de projecto ocorreu durante a visita do responsável do banco africano, disse faltar ainda alguns pontos por acertar, devendo servir para apoiar a juventude angolana.

Considerou que a visita do vice-presidente do BAD demonstra a importância que o país tem com esta instituição financeira do continente e abertura para os investidores nacionais, referindo que a carteira de crédito deste banco para Angola é de 1.5 bilhões de dólares.

“O BAD é um parceiro importante, não só pelo volume da carteira, mas pela experiência com outros países para aumentar a angolana”, frisou. Por seu turno, o vice-presidente para o sector privado, infra-estruturas e industrialização doBAD, Solomon Quaynor, além dos projectos acima referidos, salientou que o seu organismo vai trabalhar com bancos comerciais e outras instituições financeiras no país.

Considerou ter sido um dos pontos mais alto da sua estada no país a abordagem sobre a diversificação da área de petróleo e gás, a gestão da divida de Angola, para além de ter se familiarizado com o sector privado, industrialização e construção.

Chegado terça-feira a Luanda, Solomon Quaynor, cujo regresso a Abidjan está previsto para sexta-feira, cumpre uma missão de alto nível para identificar oportunidades de investimento, bem como reforçar o diálogo com o Governo angolano e os sectores empresarial público e privado.

Durante a sua estada no território nacional, o dirigente manteve encontros com os ministros do Planeamento, Victor Guilherme, dos Transportes, Ricardo de Abreu, e o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Arlindo Rangel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...

ZAP realiza acções de solidariedade no âmbito do combate à Malária

A ZAP assinalou esta manhã o Dia Mundial de...