A Abu Dhabi Future Energy Company, conhecida como Masdar, planeia desenvolver um projeto de energia solar de 150 megawatts em Angola para fornecer energia renovável a 90 mil residências e apoiar o crescimento económico, incluindo empregos, informou hoje a agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos.
O anúncio foi feito durante a cimeira climática COP28, organizada pelos Emirados Árabes Unidos.
O Ministério da Energia e Águas, João Baptista Borges, e a Masdar, o promotor de energia limpa do estado do Golfo, assinaram um acordo de concessão para construir e operar o projecto de energia solar montado no solo na região de Quipungo, no sul de Angola, refere o comunicado.
Não foram fornecidos detalhes sobre os custos prováveis. O projecto faz parte de um compromisso mais amplo assumido pela Masdar este ano para desenvolver 5 gigawatts (GW) de projectos de energia renovável em Angola, Uganda e Zâmbia.
“África tem tudo o que é preciso para se tornar a potência mundial das energias renováveis”, afirmou o sultão Al Jaber, presidente da COP28, no comunicado.
“Os EAU estão ombro a ombro com os nossos amigos em África enquanto nos esforçamos para garantir uma transição energética justa nesta COP de acção e COP para todos.”
Angola quer aumentar a sua electrificação nacional para cerca de 60% até 2025; menos da metade da população tem acesso à eletricidade atualmente, disse o comunicado.