Acaba de ser lançada a primeira pedra dos futuros Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, no antigo edifício da Assembleia Nacional, no centro da cidade de Luanda.
Num projecto do Ministério da Cultura e Turismo (MINCULTUR), a empreitada de reabilitação e reconversão do antigo edifício da Assembleia Nacional para o Palácio da Música e do Teatro de Luanda está a ser executada pela empresa Athena Swiss, do Grupo Mitrelli.
A empreitada prevê a reformulação do conceito inicial do projecto do Palácio da Música e do Teatro, no sentido de acomodar uma unidade residencial e de cuidados a artistas seniores, inspirada na Casa do Artista de Lisboa.
A intervenção acontece numa área total de 12.752 metros quadrados, ocupada actualmente por vários edifícios, entre os quais o Edifício Central – antigo edifício da Assembleia Nacional, que até 1975 albergou o Cinema-Teatro Restauração.
Dado o seu valor histórico, a obra visa a recuperação e adaptação do Edifício Central para um novo uso, mas tendo em conta a salvaguarda da dignidade do espaço – símbolo da Nação angolana, a preservação arquitectónica e a promoção e dinamização da cultura e lazer.
Com esta intervenção pretende-se a criação de um edifício com espaços fluídos, onde a arte, a cultura, o lazer e recreação estão em comunhão com os espaços exteriores e interiores.
Manter-se-á assim a abordagem de preservação do edifício principal, retomando a forma e função principal original, preservando a sua fachada e integrando o volume do edificado existente do Edifício Central, com as suas características inerentes, como volume, estrutura, cotas, cérceas, vãos, e contexto urbanístico da envolvente.