Uma criança de cinco anos de idade ficou gravemente ferida, vítima da explosão de uma granada, na localidade de Ompapha Viriambundo, no município dos Gambos, a 150 quilómetros a Sul do Lubango, capital da província da Huíla.
A informação foi hoje, quarta-feira, dada à ANGOP, no Lubango, pelo chefe de departamento provincial do Centro Nacional de Desminagem (CND) da Huíla, Tomás Calundungo, tendo afirmado que o menor está a receber assistência no Hospital Central do Lubango.
Segundo, Tomás Calundungo, a área visada, no período do conflito armado acolheu uma unidade militar namibiana (na altura em que Angola protegia a Swapo, partido no poder, que liderou a luta pela independência d Namíbia), pelo que é provável que possa haver mais engenhos, solicitando aos pais e encarregados de educação a cuidarem mais das crianças, pois estas têm sido as maiores vitimas em incidentes com minas.
Na altura dos acontecimentos, cerca de sete crianças da mesma faixa etária, conforme a fonte, brincavam na zona e apanharam o dispositivo e entenderam abri-lo, tendo deflagrado e ferido uma das crianças na perna esquerda, abrangendo a virilha e o pénis, mas não corre risco de morrer.