Reabilitação do Largo do Kinaxixi: Um projecto inédito em Angola, tem as mãos do Banco Angolano de Investimento

Data:

Por: Bonifácio António, Escritor e Filósofo

O renovado Largo do Kinaxixi passou a famosa “prova dos três meses” com uma vitalidade impressionante. A reabilitação de um dos lugares mais simbólicos da cidade, apropriado pelos luandenses desde a reinauguração a 11 de Novembro de 2024, foram 100% financiadas pelo Banco Angolano de Investimento (BAI). Com este investimento de 10 mil milhões de kwanzas, o BAI abriu um precedente: o envolvimento inédito de uma instituição da banca angolana na recuperação de um espaço desta dimensão e simbolismo, peça fundamental do património urbano e cultural do país.

No coração de Luanda, o Largo do Kinaxixi está de novo cheio de vida. O regresso da Rainha Njinga deu a devida imponência à “nova” praça, agora com espaços verdes, áreas de convívio e infra-estruturas culturais que conquistaram os luandenses.

A espera valeu a pena. O largo reflecte a nossa forma de viver em comunidade, e também a nossa cultura e História. Alguns momentos são especialmente simbólicos. Ainda na sexta-feira, 28 de Fevereiro, o Cine Zunga, da Geração 80, projectou no anfiteatro da praça o filme “Njinga”. Dezenas de pessoas assistiram a esta trama que revive a história da nossa rainha, interpretada por Lesliana Pereira. Lá do alto do seu pedestal, onde regressou tantos anos depois, uma das grandes heroínas da nossa História assistiu à celebração do seu legado, tão bem representado no novo Largo do Kinaxixi.

Este momento emotivo é apenas um dos muitos que reflectem os efeitos positivos da reabilitação do espaço na qualidade de vida dos luandenses (não podemos deixar de lado a melhoria da mobilidade na cidade). Como habitantes da capital, vivemo-los todos os dias. Na linha da frente deste projecto emblemático, ao lado das autoridades, esteve o BAI, que despendeu os 10 mil milhões de kwanzas que fizeram renascer do Largo do Kinaxixi.

Numa análise séria sobre o papel que o sector privado deve assumir em projectos de alto interesse público como este, não podemos deixar passar este financiamento do BAI em branco, porque é pioneiro entre nós. Nunca na história da cidade e do país, uma empresa do sector bancário nacional tinha assumido uma tarefa desta dimensão e simbolismo para os cidadãos.

Este projecto vinculou o BAI e a sociedade como um todo, com um foco ético e responsabilidade – essenciais para criar valor a longo prazo e trazer melhorias nas esferas social, cultural, económica e até ambiental para Luanda.

Surge, assim, uma questão pertinente: de que forma o sector bancário, altamente relevante não só a nível macroeconómico, mas para todos nós, cidadãos comuns, pode realmente marcar a diferença no desenvolvimento integral do país (mais além do económico)?

A resposta deu-a o BAI: assumindo de forma voluntária o investimento em projectos sustentáveis, em parceria com stakeholders relevantes, e com uma filosofia de trabalho e investimento que fomenta a criatividade do talento nacional (o projecto foi desenhado por arquitectos angolanos), recorre a produtos e matérias-primas nacionais, e aposta em técnicos e trabalhadores angolanos de vários sectores.

Mais que valorizar o espaço público e promover o turismo, a iniciativa do BAI cumpre com o que todos nós esperamos de uma instituição desse calibre e é um óptimo caso de estudo que deve inspirar outras entidades a assumirem um papel mais activo na preservação do património nacional.

Acções concretas, planificadas e bem-sucedidas, em linha com os fins e valores da nossa sociedade são necessárias. O BAI deu o pontapé de saída e pôs a fasquia bem alta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do banco SOL

O plano inclui o encerramento ou fusão de agências,...

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...