Diferente do mês de Abril, em que teve houve um crescimento de 57,1% para 353,4 mil milhões de kwanzas, em Maio, o volume de negócios da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) caiu para 36,20% para 225,5 mil milhões Kz, constatou a revista Outside através do performance publicado pela Comissão de Mercados e Capitais (CMC).
Com uma variação negativa homologa na ordem dos 20,47, este registo, segundo a CMC, alinhou-se ao comportamento verificado no número de negócios realizados, que registou um decréscimo na ordem dos 3,96%, um número de 655 negócios durante o período.
Quanto a redução de negócios, segundo o documento consultado, deveu-se, sobretudo, a redução da intervenção da Unidade de Gestão de Dívida Pública no âmbito das operações de compra e venda de títulos em mercados secundários.
Relativamente a participação dos agentes de intermediação na BODIVA, o BFA Capital Markets foi o membro mais representativo na perspectiva de compra, com uma quota de 52,2%.
O Valor Líquido Global da indústria do Organismo de Investimento Colectivo, no mês de Maio fixou-se na ordem dos 694,6 mil milhões de kwanzas, correspondendo a uma descida de 0,37% face ao mês anterior, e um aumento em 11,19% face ao período homólogo.