Nigerianos pretendem construir parque agro-industrial no Cuanza Norte

Data:

Um grupo de empresários nigerianos do sector agro-industria trabalhou, este sábado, no município de Cambambe (Cuanza-Norte), para identificar oportunidades de negócios, com a finalidade de investimer na província.

Os empresários, afectos ao Conselho Empresarial Angola/Nigéria, deslocaram-se àquela localidade para se inteirarem das potencialidades agro-industriais e hídricas da região.
A presidente do Conselho Empresarial Angola/Nigéria, Fifi Ejindu, que encabeçou a comitiva, disse que este órgão tem disponível mais de 500 milhões de dólares, e manifestou a pretensão de os empresários nigerianos investirem na construção de um parque agro-industrial e na produção de hidrogénio verde naquele município.


O investimento no parque agro-industrial contempla a construção de um complexo com área de produção, processamento e empacotamento de vários produtos alimentares.
Além da criação de empregos, o projecto destina-se, ainda, a resolver as necessidades alimentares não só de Angola, mas também, a nível africano e mundial.
Em declarações à imprensa, Fifi Ejindu destacou a abundância de recursos hídricos, energéticos e terra que o município possui, três recursos indispensáveis para a produção do hidrogénio verde.
Esclareceu que, com o projecto, pretende-se fazer de Angola o primeiro país produtor de hidrogénio verde em África e poderá produzir vários subprodutos para a exportação, com destaque para os fertilizantes.


A A presidente do Conselho Empresarial Angola/Nigéria anunciou a visita ao Cuanza-Norte, na próxima quarta-feira, de mais uma delegação de empresários ligados aos referidos projectos, para um levantamento pormenorizado das condições existentes para a sua implementação.
A comitiva manteve um encontro com o governador da província, João Diogo Gaspar, que manifestou a disponibilidade de o governo local apoiar a implementação do projecto no Cuanza-Norte.
O governante afirmou que além de Cambambe os outros nove municípios da província também possuem grandes potencialidades.
Por seu turno, a presidente da Associação dos Empresários do Cuanza-Norte, Nádia Laranjeira, afirmou que a classe local acolhe com “muita expectativa” essas manifestações de interesse, pois, uma vez concretizadosmos tais investimentos, abrem-se um conjunto de oportunidades de parcerias com os empresários locais.
Sublinhou que os investimentos na província aumentam o nível de empregabilidade e de crescimento das empresas, frisando que o Cuanza-Norte precisa de mais empresas grandes, já que, maioritariamente, é constituída por micro e médias empresas.
Além de empresários, assistiu à recepção da comitiva nigeriana o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.


Durante a sua estada na província, os empresários nigerianos visitaram o aproveitamento hidroeléctrico de Cambambe, onde se inteiraram das suas capacidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...