A OpenAI está em negociações iniciais para levantar uma nova rodada de financiamento com uma avaliação igual ou superior a USD 100 bilhões, informou a Bloomberg News na sexta-feira, citando pessoas com conhecimento do assunto.
Os termos, avaliação e calendário da ronda de financiamento ainda não foram finalizados e ainda podem mudar, acrescentou o relatório.
A OpenAI também manteve discussões para arrecadar fundos para um novo empreendimento de chips com o G42, com sede em Abu Dhabi, de acordo com o relatório.
Não está claro se o empreendimento do chip e o financiamento mais amplo da empresa estavam relacionados, disse o relatório, acrescentando que a OpenAI discutiu arrecadar entre USD 8 bilhões e USD 10 bilhões do G42.
A OpenAI deve concluir uma oferta pública separada liderada pela Thrive Capital no início de janeiro, que permitiria aos funcionários vender ações por uma avaliação de USD 86 bilhões, de acordo com o relatório.
A Microsoft se comprometeu a investir mais de USD 10 bilhões na OpenAI, a empresa que deu início à mania da IA generativa em novembro passado ao lançar o ChatGPT.
Tanto a OpenAI quanto a Microsoft não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
ChatGPT, um chatbot que pode gerar respostas semelhantes às humanas com base nas solicitações do usuário, ajudou a popularidade da IA e impulsionou um aumento meteórico na avaliação da OpenAI com sede em São Francisco. A empresa já fez uma venda de ações de USD 300 milhões, avaliada em USD 30 bilhões.
No final de novembro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a Microsoft assumirá uma posição de observadora sem direito a voto no conselho da empresa.
A OpenAI demitiu Altman em 17 de novembro sem qualquer causa detalhada, disparando alarmes entre investidores e funcionários. Ele foi reintegrado quatro dias depois com a promessa de uma nova diretoria.