O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou no bairro de Luanda-Sul, município de Viana, quatro cidadãos de nacionalidade chinesa, com idades entre os 31 e 52 anos, na prática ilícita de mineração de criptomoedas.
Falando hoje, sexta-feira, à imprensa, o porta-voz do SIC, Manuel Alawa, disse que os implicados trabalhavam escondidos, por trás de uma oficina auto, onde praticavam o crime de branqueamentos de capitais, furto de energia eléctrica, exercício ilícito de actividade económica, retenção de moeda e associação criminosa.
De acordo com o porta-voz do SIC, no local oculto havia dois postos de transformação de energia eléctrica instalados ligados a uma rede pública em quatro pavilhões, com montagem de milhares de processadores de criptomoedas, computadores e outros meios.
Unidades de criptomoedas são criadas por meio de um processo chamado mineração, que envolve o uso de potência de computação para resolver problemas matemáticos complicados, que geram moedas.
Os usuários também podem comprar moedas com as corretoras, depois armazená-las e gastá-las, usando carteiras criptográficas.