Pelo menos seis mil milhões de dólares serão investidos, até final deste ano, pelo grupo canadiano internacional Ivanhoe, para a exploração diamantífera, em três áreas do país, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, a presidente da empresa, Marna Cloete.
De acordo com a presidente do grupo ,que falava à margem da segunda Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro que decorre de 23 a 24 deste mês, Angola é um potencial em cobre que possui os mesmos elementos sismológicos semelhantes a terceira maior reserva de cobre do mundo, que é a RDC.
Explicou que o seu grupo está engajado em explorar o referido mineiro num período de três anos.
Para tal, referiu que o primeiro passo a ser dado pelo grupo será a abertura de um escritório em Angola para em seguida fazer estudos geológicos e posteriormente avançar para a área da exploração.
Conforme Marna Coethe, Angola, a Zâmbia e a RDC fazem parte da mesma formação geológica, destacando que o cobre é um dos metais fundamentais para a transição energética.
Acrescentou que os lucros da exploração vão abranger as empresas e as comunidades onde serão explorados os minerais e contribuir para o emprego dos jovens.
Participam na segunda edição da Conferência e Exposição Internacional Mineira de Angola (AMC) subordinado ao tema “Recursos Minerais: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Desafios, representantes de sete países, uma lista de 60 palestrantes que partilharão conhecimentos, fornecendo informações sobre as tendências atuais e futuras da indústria de mineração e perto de 600 participantes.
Temas como a “Visão de Angola para o Desenvolvimento Sustentável de Recursos Minerais”, sessão que revelará a postura de Angola em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais e a sua dedicação no que toca à revitalização do sector mineiro, com o objectivo de promover a estabilidade e a transparência para incutir confiança nos investidores internacionais serão abordado.
Serão debatidos igualmente temas como o “Estado actual da mineração em Angola”, que contará com pontos de vista do co-Presidente e Diretor da Lipari Diamond Mines Ltd, Luiz Bizzi; e da gerente geral da Minbos Resources e HM Granitos, Asareh Monsoori.
Os investidores e intervenientes na indústria mineira de Angola participarão numa série de diversas sessões de mineração para discutir projectos estratégicos de desenvolvimento, parcerias e oportunidades de investimento em Angola que estão a impulsionar a inovação e práticas sustentáveis na indústria mineira.