Sonangol e a TotalEnergies cooperam para acelerar a detecção e redução das emissões de metano e CO2

Data:

No compromisso para identificar, quantificar e reduzir as emissões de metano das suas actividades, a Sonangol, através da sua Unidade de Exploração e Produção e a TotalEnergies assinaram no dia 25 de Outubro um Acordo de Cooperação para lançar uma campanha de detecção de metano com o recurso a um drone.

A campanha-piloto inicia em Novembro próximo no Bloco 3/05 e envolve a utilização da tecnologia AUSEA (Airborne Ultralight Spectrometer for Environmental Applications) desenvolvida pela TotalEnergies e pelo Centro Nacional Científico de Pesquisa Francês (CNRS), que permite uma detecção de alta precisão e qualificação de emissões de metano e dióxido de carbono das
instalações petrolíferas.

Com esta parceria, na qual a tecnologia AUSEA será utilizada, a Sonangol e a TotalEnergies associam-se para dar suporte à descarbonização da indústria petrolífera Angolana. Para a Sonangol, nas palavras do seu PCA, Engenheiro Gaspar Martins, “a assinatura deste acordo de cooperação mostra, acima de tudo, um compromisso das duas empresas para as futuras gerações. Com a tecnologia providenciada pela TotalEnergies, faremos o nosso melhor para assegurar que as emissões de metano e dióxido de carbono são controladas com maior precisão. Assumimos essa
responsabilidade de peito aberto com a certeza de que juntos, além deste projecto piloto, outras parcerias importantes virão”.

O Director Geral da TotalEnergies em Angola, Martin Deffontaines, sublinhou que a TotalEnergies está orgulhosa nesta assinatura, referindo que “a nossa indústria tem uma ambição colectiva em trabalhar para termos zero emissões de metano. É um dever comum para empresas internacionais e nacionais e a TotalEnergies que estar na vanguarda desta ambição propondo acções concretas. Estamos muito contentes de partilhar a nossa experiência e a nossa tecnologia altamente reconhecida com o nosso parceiro estratégico Sonangol P&P para apoiar os esforços de descarbonizar as suas operações e, juntos, contribuir para providenciar uma energia mais limpa para Angola”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...