A “Escolha do Consumidor Angola” um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços inovador, foi hoje apresentado hoje, 9 de Setembro, em Luanda, constatou a OUTSIDE.
De acordo com os promotores, no centro do projecto está o empoderamento do consumidor e a credibilidade das marcas, com um sistema que permite às pessoas avaliarem e partilharem as suas preferências, mediante um selo de qualidade e preferência, que confere credibilidade e reputação às marcas, produtos e serviços escolhidos.
Marcas internacionais como a Samsung, Citroen, AEG, Nestlé, Miele, P&G e Whirlpool já integram este processo, utilizando-o como base para melhorar as suas ofertas e satisfazer as necessidades do mercado.
Os consumidores têm uma ferramenta que lhes dá o poder para identificar a qualidade de produtos. Por outro lado, as marcas passam a dispor de um mecanismo que as ajuda a identificar com mais clareza e eficiência as necessidades do mercado, podendo satisfazê-las mais rapidamente para ter efectivamente produtos e serviços que satisfazem as necessidades do consumidor.
De referir que o consumo das famílias enfrenta uma retracção devido à forte desvalorização do kwanza em Junho de 2023, e à inflação crescente, que impactam o consumo das famílias e o investimento empresarial, segundo o Angola Consumer Outlook da Fitch. Isto faz com as famílias estejam cada vez atentas e conscientes às compras que fazem e como gastam o dinheiro.
O processo de avaliação é rigoroso e transparente, obedecendo a procedimentos claros: definição de categorias e atributos valorizados pelos consumidores, validação destes atributos pelas marcas, avaliação final onde os consumidores classificam as marcas numa escala de 0 a 10. Os resultados são partilhados com as marcas, juntamente com oportunidades de melhoria e comparações com a concorrência.
A Escolha do Consumidor acaba de chegar a Angola e também a Moçambique, mas já é amplamente conhecido na Europa, com muitos adeptos, sendo considerado pelos consumidores e por marcas internacionais um dos mais completos sistemas de avaliação.
“A chegada deste sistema a Angola, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento do mercado porque promove o crescimento das empresas e a satisfação real dos consumidores. A iniciativa responde à necessidade real de uma ferramenta consistente e eficiente que empodere consumidores e marcas.” Refere Jorge Fonseca, Partner e CCO da Escolha do Consumidor em Angola.
Os estudos realizados com consumidores em outros mercados mostram que as marcas que apresentam este selo têm experimentado aumentos significativos em notoriedade (98%), credibilidade (45%) e transparência (47%), e têm visto os seus negócios crescerem entre 5% e 20%. Para os consumidores, o selo facilita o processo de compra, aumenta a confiança nas suas escolhas e dá-lhes voz para expressar suas necessidades e desejos.
“Convidamos todos os consumidores e marcas a participarem nesta revolução no consumo, contribuindo para a construção de um mercado mais justo, transparente e satisfatório”, refere Migue Ângelo Soares, co-fundador da Iniciativa. “As melhores marcas identificadas pelos consumidores receberão um selo de qualidade que poderão utilizar na sua comunicação e embalagens, oferecendo aos consumidores uma maneira fiável e fácil de identificar produtos e serviços que se destacaram, sendo reconhecidos pelos próprios consumidores. Este selo será uma referência para os consumidores, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre produtos e serviços”.

