Licitação de 12 blocos em terra nas bacias do baixo Congo e do Kwanza arranca hoje

Data:

A ANPG lançou hoje oficialmente o concurso público para a licitação de 12 blocos petrolíferos em terra nas Bacias do Baixo Congo e do Kwanza, com um potencial estimado de 7000 MMBO. A entrega de propostas, para empresas nacionais ou estrangeiras, termina no dia 15 de Novembro próximo.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na sua qualidade de Concessionária Nacional e detentora dos direitos mineiros para a prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos em todo o território angolano, procedeu hoje ao lançamento oficial doconcurso para aatribuição de concessões petrolíferas intitulado “Licitação 2023”, para a exploração petrolífera das Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza.O prazo para a submissão de propostas estende-se até ao dia15 de Novembro, em observância aos 40 dias previstos por lei, e podem candidatar-se todas as empresas nacionais e estrangeiras que estejam interessadas e capacitadas para o fazerem.

Estão a concurso 12 blocos petrolíferos, localizando-se quatro na Bacia Terrestre do Baixo Congo (CON 2, CON 3, CON 7 e CON 8), e oito na Bacia Terrestre do Kwanza (KON 1, KON 3, KON 7, KON 10, KON 13, KON 14, KON 15 e KON 19).

O potencial estimado destes 12 blocos atinge 1560 MMBO na Bacia do Baixo Congo e 5440 MMBO na Bacia do Kwanza.

As empresas que se apresentem a este concurso, serão objecto de selecção com base na demonstração comprovada da sua idoneidade e das capacidades técnicas e financeiras.

As regras e procedimentos, termos de referência e modelos de candidatura podem ser obtidos através da leitura do QR-CODE constante no anúncio oficial do concurso ou no website da ANPG.

Esta novalicitação 2023 visa relançar a exploração e produção de hidrocarbonetos nas zonas terrestres; reavaliar o potencial petrolífero existente nas referidas bacias; atenuar o declínio da produção, através do incremento da actividade de exploração e descoberta de novos recursos;estimular a participação de pequenas e médias empresas petrolíferas, bem comopromover a inovação tecnológica e boas práticas de governação.

Para Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG, o lançamento oficial deste concurso “chega em boa hora porque as empresas já têm informação relevante sobre o tema, o que irá aumentar seguramente o interesse por cada um dos blocos a concurso”. O mesmo responsável sublinha que este concurso visa reforçar “a estabilização da produção petrolífera no país, que tem sido o principal objectivo da concessionária nacional em estreita articulação com o MIREMPET”.

Este novo concurso decorre ao abrigo da Lei n.º 10/04, de 12 de Novembro (Lei das Actividades Petrolíferas, alterada pela Lei n.º 5/19, de 18 de Abril) e do Decreto Presidencial n.º 86/18, de 2 de Abril (regras e procedimentos dos concursos para aquisição da qualidade de Associada da Concessionária Nacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Agência de Proteção de Dados promove formação para jornalistas

A Agência de Proteção de Dados (APD), em colaboração...

Receita do sector dos seguros ultrapassa os 140 mil milhões de Kz no primeiro trimestre de 2025

Cifra de três dígitos anima expectativas da Agência Angolana...