A Fábrica Água da Chela, no município da Humpata, província da Huíla, aumentou a produção da água mineral para dois milhões 850 mil litros/mês, contra 920 mil de 2021, em garrafas de 0,5 e 1,5.
Em declarações à ANGOP, o administrador da fábrica de Água da Chela, Karim Ussene, fez saber que o aumento da capacidade de produção resulta da reabilitação e modernização no empreendimento desde 2017, pela actual empresa gestora a “DUBENGO”, após um longo período de paralisação da unidade fabril.
O outro factor, segundo a fonte, tem a ver com a crescente procura fora da província da Huíla, fruto da nova estratégia comercial e de marketing que a empresa adoptou, de expansão do seu mercado, para as províncias do Namibe, Cunene, Benguela e Luanda.
Segundo o responsável, ao todo a “DUBENGO” investiu mil milhões de kwanzas e a parte da reabilitação da fábrica contou com financiamento do Banco KEVE, no final de 2022.
Detalhou que o processo de reabilitação e modernização das instalações trouxe uma nova imagem da marca Chela, a garrafa e o rótulo foram redesenhados com uma imagem mais moderna e actual, com linhas mais fluidas, mas manteve inalterada a qualidade da água.
O investimento, conforme o empresário, obrigou a fábrica a passar de um para três turnos diários, sendo o terceiro aberto recentemente, fazendo com que só em 2023 tivessem aumentado o pessoal na fábrica em 33 por cento, perfazendo 120 funcionários.
A Fábrica de Engarrafamento da Água da Chela, fundada em 1998, iniciou a sua produção nos primórdios deste século, tornando-se na primeira de água mineral em Angola.
Extrai-se a água mineral de nascente natural que brota do aquífero da Chela, água hipersalina, captada a dois mil metros de altitude e 70 metros de profundidade, numa formação geológica de grés e quartzito com mais de 500 milhões de anos e o produto final é engarrafado em garrafas de 0,5 e de 1,5 litros.
O complexo dispõe ainda de um laboratório completo que faz o controle de qualidade em permanência, através de análises físico-químicas e bacteriológicas de em hora.
Agradeço a direção da água da Chela, pela oportunidade que me foi dada em 2011, para a minha tese de mestrado 🙏🙏