O Banco Português de Fomento (BPF) manifestou interesse em recapitalizar e financiar projectos de Pequenas e Médias Empresas (PME) angolanas, informou esta terça-feira, em Luanda, a Chefe do Conselho Executivo (CEO) da instituição, Maria Celeste Agrellos.
A saída de uma audiência concedida pelo Ministro da Economia, Mário Caetano João, a CEO do banco português, revelou à imprensa, que o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) solicitou apoio para o financiamento e a recapitalização das PME nacionais.
Para o efeito, diz a gestora portuguesa, as equipas dos dois bancos ao mais alto nível, vão dar início para identificar os sectores e partir para acções concretas para o financiamento dos projectos em causa.
De acordo com Maria Celeste Agrellos, sem avançar o pacote do financiamento, o BPF está disponível em colaborar até no financiamento de grandes infraestruturas, no país,pois, “ uma vez Angola desenvolvida, os reflexos são directos em Portugal”.
Igualmente, segue a responsável, o encontro serviu para que as partes (BPF e o BDA) iniciassem passos firmes para uma cooperação institucional.
Por sua vez, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da BDA, Patrícia de Almeida, disse que o encontro serviu para firmar parcerias, quer seja nos domínios técnicos e das trocas de experiências, assim como possível linha de financiamento.
O encontro surgiu no quadro da visita a Angola do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.