No ano em que celebra o 9.º aniversário, o Centrooptico está a concretizar mais um forte investimento em Angola, estando prevista a abertura de sete lojas em 2023. Cada loja representa um investimento na ordem dos 300 milhões de kwanzas, num total de mais de dois mil milhões.
Depois de, já este ano, ter inaugurado uma loja no Camama, o líder no sector da óptica em Angola abrirá em Junho mais duas lojas, no Cuanza Sul e Namibe, e ainda este ano pretende chegar a mais quatro províncias (Bié, Cunene, Moxico e Malanje).
Presente em seis províncias angolanas, o Centrooptico prevê que, até ao final do ano, chegará a mais seis, reforçando a liderança de mercado em Angola e a rede de lojas no País.
“Trata-se de um enorme investimento no País e o nosso objectivo é abrir um total de sete lojas em 2023. Trabalhamos todos os dias para cumprir a nossa missão de proporcionar o acesso facilitado aos cuidados de saúde visual e auditivos, através de um serviço diferenciador e de excelência”, afirma Amyn Habib, administrador do Centrooptico, assegurando que o grupo pretende “continuar a sua expansão com a energia, rigor, ética e o foco que o caracterizam, sempre com o objectivo de estar mais próximo dos clientes”.
Recentemente o Centrooptico investiu também em equipamentos de alta tecnologia para a realização de novos exames de diagnóstico oftalmológicos, na loja do Zé Pirão, e na renovação dos equipamentos existentes, bem como na abertura de dois novos centros de diagnóstico em Viana Comarca e Golf, num investimento total na ordem dos 850 milhões de kwanzas. Nestas duas últimas lojas estão agora disponíveis os exames de Campimetria, Paquimetria, Retinografia e OCT. No Zé Pirão são também realizados os exames de Gonioscopia, Topografia Corneal, Retinomax, Glaucoma Exploração anterior, e muito brevemente estará disponível a Ecografia Ocular.
“Estamos constantemente empenhados na valorização e qualificação dos nossos recursos humanos, através de formação contínua. A Academia Centrooptico é o maior centro de formação privado na área dos cuidados de saúde ocular e auditiva e é aqui que nos orgulhamos de formar centenas de profissionais de referência no nosso sector”, salienta o administrador.
Só em 2022, o Centrooptico desenvolveu 184 acções formativas a nível interno, onde participaram mais de 400 funcionários, com uma média de três formações por pessoa, nas áreas de técnicas comportamentais, tabelas e geometria de lentes oftálmicas, técnicas de vendas, postura e valores comportamentais, inclusão e diversidade, ética profissional e formação pedagógica de formadores e mais 12 pessoas formadas para os cargos de gestão em liderança.
Volvidos nove anos, a responsabilidade social mantém-se como um dos principais pilares da actividade do Centrooptico. “Acreditamos que podemos fazer diferença e contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde estamos presentes”, salienta Amyn Habib.
O grupo tem levado a cabo uma política de responsabilidade social interna e externa, com foco na saúde e educação, que atravessa de forma integrada todo o negócio.
Ao longo do seu percurso têm sido várias as acções de voluntariado desenvolvidas, destacando-se a realização de rastreios visuais gratuitos à população e a doação de óculos graduados a pessoas carenciadas, assim como a promoção de consultas gratuitas e a doação de óculos graduados a crianças em idade escolar e a jovens residentes em centros de acolhimento.
Nos últimos anos foram realizados mais de 15.000 rastreios gratuitos à população e doados cerca de 1.000 óculos graduados a pessoas carenciadas.
Já este ano o Centrooptico associou-se também ao Projecto Nzoji, desenvolvido pela Federação Angolana de Futebol Salão, contribuindo para a melhoria da saúde ocular de 600 crianças, mediante rastreios visuais, oferta de óculos graduados e material escolar.
Criado em 2014, o Centrooptico é hoje o líder no sector da óptica em Angola, contando com a maior rede do País, com 24 lojas físicas, uma loja online e um centro logístico. Em 2019 lançou novos serviços na área da saúde auditiva e chegou às províncias de Benguela, Huíla, Cabinda, Lunda-Sul e Huambo.
Atenta às novas tecnologias e à inovação, foi a primeira óptica do País a lançar uma loja online, em 2022, exclusivamente dedicada a produtos de saúde visual, fortalecendo a sua relação de proximidade com os clientes. Nas suas 24 lojas físicas, incluindo ópticas, clínicas e laboratórios de montagem de óculos, localizadas em seis províncias, conta com mais de 400 profissionais altamente qualificados.